ECB participa na iniciativa Reflecting for Change |
O Reflecting for Change (R4C) é uma iniciativa que tem como objetivo fazer com que as escolas participantes tenham assumam uma estratégia para a inovação escolar, no âmbito da maturidade digital e da abertura à comunidade. Engloba escola de 3 países: Portugal, Grécia e Itália. O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos que tem como o objetivo a divulgação e o ensino da ciência, e é uma entidade parceira neste projeto. A sua colaboração passa por oferecer, às escolas participantes, consultadoria e formação. O projeto R4C resulta de uma cooperação internacional que promove o uso de ferramentas de autoreflexão e uma visão estratégica de desenvolvimento, que apoiam a inovação e a mudança sistémica nas escolas. O processo de autoreflexão tem por base ferramentas como o SELFIE.
O ECB respondeu a 2 inquéritos que permitiram realizar uma autoreflexão e uma autoavaliação. Estes inquéritos pertencem ao projeto europeu Open Teach, que visa apoiar escolas e educadores na transição para a educação digital aberta. O ECB obteve uma classificação de AVANÇADA, tendo sido considerada um caso excelente de escolas que oferecem um vislumbre da escola inovadora do futuro. Após a aplicação dos inquéritos, a NUCLIO oferece uma oficina de formação intitulada Professores e Alunos do Séc. XXI – abordagens inovadoras e inclusivas na sala de aula, com a duração de 50 horas e acreditada pelo CCPFC. Esta ação pretende promover, junto dos professores, metodologias centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e responsabilidade cidadã. Durante a ação os formandos terão oportunidade de construir os seus próprios recursos, aplica-los juntos dos seus alunos e partilhar a sua experiência. Para mais informações, aceda a: - https://reflecting4change.eu/ - https://ec.europa.eu/education/schools-go-digital_en - https://nuclio.org/oficina-de-formacao-professores-e-alunos-do-sec-xxi-2021/ |