logo instagram  facebook

IN MEMORIAM | Padre Francisco Cosme (1934 -2021)

Padre_F._Cosm_4.jpg

Ontem, 7 de novembro do ano da graça de 2021, o Padre Cosme partiu para a sua última viagem. Este viajante incansável de mundos interiores e exteriores, servo de Deus, para quem tudo o que era humano não lhe era alheio, retirou-se em paz e serenidade, como era seu apanágio, depois de, ao longo de décadas de pastor de homens e de almas, ter consolidado um lugar no panteão dos Homens Bons.

Para todos os que com ele se cruzaram, não foi um personagem “invisível” ou gerador de indiferença. Firme nas suas convicções e assertivo na sua defesa, este homem de Deus, era também dono de uma imensa generosidade e sabedoria dialogante, capaz de construir pontes impossíveis. Para o Padre Francisco Cosme existiam pessoas, fossem elas crentes da sua fé ou de outras, ateias ou agnósticas. Diferentes na fé (ou na falta dela), iguais aos olhos de Deus. Era assim que via cada pessoa na sua individual humanidade, assumindo a difícil tarefa de derrubar muros e fazer desabrochar o que de melhor existe em cada um.

Muitos de nós nos cruzámos com o Padre Francisco: na prática religiosa, em viagens (que organizava com muita alegria e quase “espírito de missão” de dar a conhecer outras gentes e outros mundos) e em diferentes papéis cívicos relevantes que assumiu, nomeadamente nos Órgãos Socias do Instituto Nª Senhora da Encarnação – ECB, dos quais fez parte durante décadas, tendo em todos deixado a sua indissipável marca. Atento aos desígnios de Deus e dos homens neste mundo em permanente mudança, a educação foi, sem dúvida, uma das suas preocupações e ajudar a consolidar a nossa escola foi um importante papel que desempenhou, na qualidade de pároco da freguesia, ao fazer parte de um coletivo de homens cujo desiderato foi tornar o sonho do ECB um projeto inabalável.

Vamos sentir saudades suas, agora que se foi! Este homem gentil e bem-disposto que nos habituámos a respeitar, foi e é uma referência na nossa comunidade, cabendo a cada um de nós manter vivo o seu legado.

A Direção e a Comunidade Educativa do ECB enviam sentidas condolências às Paróquias da Benedita e às restantes onde serviu, à Vigararia de Alcobaça-Nazaré, ao Patriarcado de Lisboa e à família.

Obrigado, Padre Chico! Descanse em paz! Até sempre!

Pin It
 

 LOGO POCH

logo inovar consulta pequeno    LOGO OFFICE 365 pequeno    logo calendario    logo sige pequeno