Erasmus+ | Design Geometry With Computer Aid | Estónia |
Erasmus+ | KA229 - Design Geometry With Computer Aid | Mobilidade na Estónia Quando chegámos à escola, guardamos os nossos casacos e fomos para o auditório para a sessão de apresentação. Os alunos de cada país fizeram as suas apresentações e vimos um pequeno vídeo para conhecermos um pouco a cidade de Tallinn. Após as apresentações, dividimo-nos em quatro grupos de alunos e os estudantes da Estónia fizeram-nos uma visita guiada à escola.
Dia 2
![]() A mobilidade do projeto GEOCAD-Design Geometry with Computer Aid, na Estónia, continuam com muita aventura e atividades
No dia 8 de março de 2022, os estudantes e professores acordaram bem cedo, com muita neve na rua, tomaram o pequeno-almoço por volta das 08:30 da manhã, e logo às 09:00 dirigiram-se para a escola onde a neve se ia acumulando à volta dos sapatos.
Quando chegaram à escola, iniciaram as atividades com o workshop “Technical Drawings”, em que os alunos se juntaram nos seus grupos, já formados, com os respetivos professores e em conjunto desenvolveram um exercício que consistia na resolução de um problema de Geometria Euclidiana, fazendo um vídeo da mesma. De seguida, iniciámos o segundo workshop, que se intitulava "Inkscape Workshop", que é um software de desenho vectorial. Inicialmente assistimos à apresentação e explicação do programa e, depois, fizemos o nosso próprio porta chaves que irá ser impresso para o podermos ter fisicamente.
O almoço foi na cantina da escola e, após o almoço, partimos em viagem para o Centro Universitário, onde fomos ao TaLTech (Tallinn University of Technology). Os alunos e professores foram divididos em dois grupos de forma a poderem experiênciar em dois tipos de workshops. O primeiro grupo realizou um workshop de Realidade Virtual, enquanto que o segundo grupo realizou um workshop sobre o Tinkercad, onde construíram um porta-chaves que foi impresso numa impressora 3D.
Depois de ambos os grupos terem terminado as suas atividades, partimos para o hotel para podermos descansarmos um pouquinho.
Por volta das 18:30, os professores partiram para um jantar em grupo no Vana WIllem Pub, enquanto os alunos exploraram um pouco a cidade e procuraram um local para jantar.
Assim foi o nosso segundo dia em Tallinn, Estónia, cheio de atividades para fazer.
Dia 3
![]() As atividades do projeto GEOCAD-Design Geometry with Computer Aid, na Estónia, procedem-se.
No dia 9 de março de 2022, os estudantes e professores acordaram mais cedo para tomar o pequeno-almoço e sairam do hotel às 08:30.
Como atividade principal, deste dia, consistiu numa visita à cidade de Tartu, que fica a cerca de 3 horas da capital da Estónia, Tallinn.
Durante a viagem fizemos uma pequena paragem, mas logo seguimos caminho e fomos para a nossa primeira atividade do dia que se situava no Centro de Ciência AHHAA. Neste centro pudemos experimentar várias atividades e vários tipos de coisas divertidas e inacreditáveis, tais como: uma máquina que girava connosco lá dentro, dependendo da direção que queríamos se era para a frente ou para trás; uma bicicleta que andava somente em cima de uma corda [no ar]; um labirinto de espelhos; algumas atividades com a água; uma casinha que mexia enquanto estávamos sentados; um piano no chão que podíamos tocar com os nossos pés; uma harpa que conseguíamos tocar sem ter as cordas; uma exposição de anatomia; entre outras atividades surpreendentes.
Após essa atividade, almoçámos na cantina da Biblioteca da Universidade e depois partimos para descobrir um pouco da cidade de Tartu. Passámos pelas várias Faculdades, conhecemos um pouco da história de cada uma delas e também conhecemos algumas tradições que os alunos costumam fazer quando vão estudar na universidade.
Ainda aproveitámos a visita a Tartu e fomos conhecer o museu da cerveja🍺 que é muito rico na sua história e que já contempla mais que 300 anos, sendo, também, o pub com o teto mais alto da Europa.
Em seguida, despedimos da cidade de Tartu e voltámos para a capital, Tallinn, onde decidimos ir jantar por uma segunda vez ao restaurante VaPiano, terminando assim o nosso dia. Foi um dia fantástico e gostámos muito de conhecer Tartu.
Dia 4
![]() O projeto GEOCAD-Design Geometry with Computer Aid, na Estónia, está quase a chegar ao fim, no entanto continuamos com muitas atividades.
No dia 10 de março de 2022, os professores e estudantes levantaram-se cedo já com sol no lado de fora da rua e foram tomar o pequeno-almoço. De seguida, dirigiram-se para a escola onde cada grupo de alunos efetuou uma série de exercícios de Geometria Euclidiana, com material de desenho, através dos vídeos dos exercícios que os outros grupos tinham realizado há uns dias atrás. Depois passámos para o próximo workshop, que consistia na realização de quatro exercícios utilizando o programa Geogebra.
No fim de terminarmos estas atividades, fomos almoçar na cantina da escola.
Em seguida, dirigimo-nos à próxima atividade que foi realizada em Noblessner (zona que fica no arredor da cidade de Tallinn). A atividade consistiu numa visita ao PROTO Avastustehas, que é um espaço com vários jogos e atividades de realidade virtual, como por exemplo: conduzir um comboio ou um balão de ar quente, um simulador de andar numa nave espacial, entre vários outros super divertidos. Depois, e como estávamos próximos de um cais, fomos ver o mar Báltico e, por fim, voltámos ao centro da cidade, onde fomos fazer algumas compras antes de irmos jantar (novamente) ao restaurante LIDO, que nos disponibiliza várias opções.
Assim encerrámos o nosso dia cheio de conhecimento e diversão!
O projeto GEOCAD-Design Geometry with Computer Aid, na Estónia, chegou ao seu último dia, 12 de março de 2022.
![]() Sendo o último dia deste projeto e sendo o dia da viagem de volta a Portugal 🇵🇹, os professores e alunos tiveram que acordar muito cedo para poderem estar às 04:30 horas da manhã no aeroporto de Tallinn. tendo feito escala em Helsínquia, Finlândia 🇫🇮, antes de chegarem ao destino final.
Dado que o voo para Lisboa, a partir de Helsínquia, apenas estava agendado para as 17:20, o grupo decidiu aproveitar o tempo para ir ao centro da cidade de Helsínquia, que fica a poucos quilómetros do aeroporto, conseguindo visitar alguns monumentos e zonas históricas da mesma, como é o caso da Catedral de Uspenski, o Antigo Mercado, a Igreja Temppeliaukio kirkko, a estação de comboios Helsingin päärautatieasema, entre outros.
Na hora de almoço, cada um comprou o que preferiu nos diversos lugares possíveis, e juntámo-nos na estação de comboios para almoçarmos todos juntos.
Com pouco tempo restante e após termos visto mais alguns monumentos, voltámos para o aeroporto, para que não nos atrasássemos para o nosso voo, seguindo numa viagem de cerca de 5 horas até à nossa capital, Lisboa.
Estando tudo resolvido no aeroporto, partimos para a Benedita, na qual cada um foi ter junto da sua família que já aguardavam com muitas saudades.
Tanto os alunos como professores gostaram muito de vivenciar esta oportunidade num outro país, que foi cheia de aventuras e aprendizagens, tendo muitas atividades divertidas e surpreendentes, permitindo-nos adquirir mais conhecimentos e desenvolver outras competências.
|