ESTRATÉGIA DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA |
A componente Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, é desenvolvida segundo o disposto no art.º 15 do Dec. Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e é parte integrante das matrizes curriculares-base de todas as ofertas educativas e formativas. Esta componente constitui-se como uma área de trabalho transversal, de articulação disciplinar e com uma abordagem de natureza interdisciplinar que pretende fomentar nos jovens uma cidadania ativa, de participação democrática, em contextos interculturais de partilha e colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade. Deve ainda mobilizar os contributos de diferentes componentes de currículo ou de formação, áreas disciplinares, disciplinas ou unidades de formação de curta duração, com vista ao cruzamento dos respetivos conteúdos com os temas da estratégia de educação para a cidadania da escola, através do desenvolvimento e concretização de projetos pelos alunos de cada turma. Cabe, pois, à Escola aprovar a sua Estratégia de Educação para a Cidadania, definindo os domínios, os temas e as aprendizagens a desenvolver em cada ciclo e em cada ano de escolaridade; o modo de organização do trabalho; os projetos a desenvolver pelos alunos que concretizam na comunidade as aprendizagens realizadas; as parcerias a estabelecer com entidades da comunidade numa perspetiva de trabalho em rede, com vista à concretização de projetos; a avaliação das aprendizagens dos alunos e a avaliação da própria Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola. Visando a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social, a educação constitui-se como uma ferramenta vital. Deste modo, na Cidadania e Desenvolvimento (CD) os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, em estreita ligação com a visão e missão do Externato Cooperativo da Benedita, pretende-se “Educar para os desafios do Futuro, potenciando o melhor de cada um”, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos. O processo de ensino, aprendizagem e avaliação nesta disciplina deve integrar e refletir as competências de natureza cognitiva, pessoal, social e emocional, desenvolvidas e demonstradas por cada aluno e aluna através de evidências
Consulte aqui a Estratégia de Escola de Educação para a Cidadania
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