logo instagram  facebook

Erasmus + “Ser Igual na UE” - Barcelona 2021

eramus_barcelona_2021.jpg

No âmbito do projeto Erasmus + “Ser Igual na UE”, 17 alunos dos cursos profissionais do 12 anos do ECB, acompanhados pelas Professoras Rosa Ferreira e Helena Rodrigues, partiram no dia 14 de janeiro para Barcelona para realizar um estágio profissional em empresas locais. 

Durante 32 dias, os alunos terão oportunidade de aprender novas técnicas profissionais e desenvolver competências sociais e linguísticas. 

É também esperado que os alunos aproveitem para conhecer e “viver” a cidade de Barcelona. 

 

Consulte aqui as suas crónicas.

Crónica do André e do Tiago na Boloberry Technologies

foto_andré_santos_e_tiago_rodrigues.png

Nós somos alunos do curso profissional de técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e estamos em Barcelona, no âmbito do projeto Erasmus, a realizar um estágio profissional na Boloberry Technologies.

A Boloberry Technologies é uma empresa especializada na produção e venda de Impressoras 3D. Complementa os seus serviços disponibilizando reparações, impressões e cursos de modelismo. Também tem uma agência de marketing, que trabalha em conjunto com outras empresas para fins publicitários.

O nosso trabalho na empresa foca-se, por agora, na montagem de impressoras 3D. Estas tarefas são relativamente exaustivas, mas devido ao ambiente muito amigável proporcionado pelos trabalhadores da empresa (apesar de não falarem a nossa língua e nós praticamente não falarmos a deles), que estão sempre disponíveis para nos ajudar e para soltar umas gargalhadas, as nossas tarefas parecem mais fáceis.

Como o nosso local de estágio se encontra relativamente distante do apartamento onde estamos alojados, o nosso dia começa por volta das 8 horas e demoramos cerca de 30 minutos a percorrer o caminho até à empresa.

À hora de almoço, como temos apenas uma hora, comemos sempre num local perto do estágio, o que é relativamente fácil pois restaurantes é o que não falta nas redondezas! Quando chega a hora de sair, voltamos para casa.

 

 

Crónica da Carolina e da Cristiana

foto_carolina.png

Somos a Carolina Santos e Cristiana Marques, alunas dos cursos profissionais de técnico de Multimédia e técnico de Vendas. Neste momento participamos no projeto Erasmus+, num estágio de um mês em Barcelona, onde não só temos a oportunidade de nos adaptarmos ao mundo do trabalho num país estrangeiro, onde iremos pôr em prática tudo o que aprendemos ao longo destes quase 3 anos de curso, como também temos a oportunidade de conhecer a cidade!

 Estamos a estagiar na Venero Skateshop uma loja de skates e vestuário, cujo conceito é combinar uma exibição de produtos selecionados num ambiente de design industrial, reunindo os elementos que caracterizam a moda urbana e o skateboard: madeira, metal e concreto.

É uma loja com três funcionários, localizada no emblemático bairro de Poblenou, que trabalha essencialmente com a venda ao público de todo o tipo de skates e vestuário. Executa também trabalho de arranjo de skates e proporciona aulas para quem quer aprender a andar de skate.

Quanto ao espaço, é um lugar agradável para trabalhar com um ambiente que nos deixa confortáveis, o que é importante para nós, considerando que não falamos a mesma língua.  O nosso monitor é o gerente da loja. É uma pessoa bastante acessível, simpático, com um bom humor e sempre pronto a ajudar, caso precisemos de alguma coisa ou tenhamos alguma dúvida. Devido ao contacto temos tido com ele e com os outros empregados, já conseguimos melhorar não só o nosso inglês, como principalmente, o nosso espanhol.

O nosso horário varia devido às restrições da Covid-19. Agora estamos dois dias em casa e o resto da semana estamos na loja.

O transporte que utilizamos é o metro, que apanhamos a dois minutos de casa e, dez estações e cerca de meia hora depois, chegamos à estação Poblenou, a três minutos do local de estágio.

 

 Crónica da Miguel e da Joana

 foto_Miguel_e_Joana.jpg

Nós somos o Miguel Ferreira e Joana Marques do Externato Cooperativo da Benedita, estamos a completar o 12º ano no curso Profissional Técnico de Desporto. Neste momento estamos em Barcelona a realizar um estágio profissional de um mês no ginásio Entrena en Barcelona no âmbito do projeto Erasmus+.

O Entrena é um ginásio com especialização em boxe e crossfit, tendo também outras árias das quais musculação e fisioterapia. Este ginásio tem vários materiais, como sacos de boxe, pesos, barras de multiusos e um ringue de boxe, mas de momento não estão a ser utilizados porque tendo em conta a situação atual só há aulas de boxe e crossfit ao ar livre.

O nosso estágio localiza-se Carrer del Perú, 179, 08020 Barcelona. As aulas dependendo da hora e dia são realizadas em diferentes parques da região. Maioritariamente são realizadas num parque próximo que é ocupado também por outros ginásios e que é constituído por 2 half courts de basquetebol, quando esse parque está fechado utilizamos outros parques próximos.

No que toca às tarefas de estágio, damos assistência na aula ou participamos na mesma. Nesta primeira semana aprendemos o básico de boxe e crossfit e mesmo com as dificuldades de comunicação recebemos grande apoios dos nossos orientadores/professores, Oriol e Ana.

Quanto ao nosso horário temos um horário de 6 horas e meia por dia durante os dias úteis, na parte da manhã começamos às 9 e saímos às 13, na parte da tarde começamos as 16 e saímos às 18:30.

A nossa ida para o estágio é de aproximadamente 5 minutos de metro e 7 minutos a pé, apanhamos a linha 2 na direção Badalona Pompeu Fabra e saímos na 3ª paragem, Bac de Roda.

Está a ser uma experiência única que nos trouxe grandes amizades, deu-nos a conhecer uma cidade lindíssima e bastante conhecimento nos vários temas do nosso curso.

 

Crónica do Alfredo Lourenço

 

foto_Alfredo.JPG

Sou o Alfredo Lourenço, aluno do 12º ano no curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do Externato Cooperativo da Benedita.

Atualmente estou a fazer parte do programa ERAMUS+, no qual tive a oportunidade de viajar para o estrangeiro e realizar 1 mês de estágio noutro país, que no meu caso, completamente desconhecido

Estou a estagiar na Empresa EcoServei Digital, esta é uma empresa que trabalha em diversas áreas como: informática, multimédia, impressão, serviços de personalização. Nesta empresa além de mim, existem outros 5 estagiários que conciliam o estágio com as aulas, tendo uma manhã de aulas e estágio de tarde, além da equipa de estagiários, a Ecoservei conta com a equipa de impressão e multimédia composta por 3 funcionárias, e na parte informática temos um engenheiro informático.

Nesta empresa as minhas funções como estagiário variam dentro das diferentes áreas e serviços da empresa, até ao momento tenho desenvolvidos diversas tarefas ligadas á informática como montagem e preparação de discos, e também tarefas ligadas á multimédia como edição com Photoshop e impressão de posters.

Durante a minha estadia em Barcelona, estou a viver com outros 3 colegas num apartamento, localizado ao lado da Sagrada Família.

O meu local de estágio fica localizado em La Sagrera, 3.2km do apartamento no qual estou a habitar. A minha rotina começa por sair de casa por volta das 8:30, fazer uma viagem de 20 minutos de metro, e começar o estágio por volta das 9h até ás 14h. Volto ao trabalho ás 16h pois tenho 2h de almoço, e termino ás 18h.

Para me deslocar até ao meu local de estágio, caminho menos de 100m até a uma das estações de metro localizadas ao redor da Sagrada Família, faço uma viagem de cerca de 20 min (3 paragens de metro) e finalmente saio na paragem de “Congrés” que se situa em La Sagrera, após sair na ultima estação de metro, caminho cerca de 200m e chego ao local de estágio.

Após a primeira semana em Barcelona, posso afirmar que está a ser uma experiência incrível e tenho feito um longo progresso de crescimento pessoal e profissional.

 

Crónica do Filipe Almeida

 

Eu sou o Filipe Almeida e sou aluno do 12ºano do Externato Cooperativo da Benedita, onde estou a finalizar o curso profissional técnico de vendas, neste momento estou em Barcelona a realizar um estágio profissional com a duração de um mês na empresa STATE bcn, no âmbito do programa de Erasmus.

A STATE bcn é uma pequena loja de venda ao público. A STATE foca-se na venda de roupa e de uma variedade de artigos de skate, oferecendo apoio técnico para skates, sendo isto a sua reparação e manutenção. Esta é uma loja com uma excelente reputação e é das lojas mais estimadas na sua área de Barcelona.

Ao longo desta semana já desempenhei várias tarefas, tais como realizar a exposição dos produtos em destaque e ajudar com o desenvolvimento das atividades de marketing realizadas pela empresa, oferecendo ideias e dando a minha opinião sobre a eficácia das campanhas de publicidade desta. Tenho colaborado e aprendido tudo com o José, o meu monitor de estágio. A empresas situa-se na Carrer del Torrent de l'Olla, 108, Barcelona.

O meu apartamento situa-se na Carrer de Sicilia, perto da Sagrada Familia. Eu desloco-me a pé para o estágio todos os dias, porque a empresa está apenas a 2.5km de distância e é mais rápido ir a pé do que apanhar o metro.

Esta oportunidade tem sido algo único pois estou a conhecer cidade lindíssima e tem sido uma experiência única.

 

Crónica da Ana Rita e do Luís Carlos

foto_ana_rita_e_luis_carlos.jpeg

Nós somos a Ana Rita e o Luís Carlos, alunos do 12º ano do curso Profissional Técnico de Desporto do Externato Cooperativo da Benedita, neste momento encontramo-nos em Barcelona, no ambito do Programa Erasmus +, a realizar um estágio profissional de 1 mês.

A entidade onde estamos a realizar o estágio denomina-se por “Templum”, é um ginásio especializado em combate e autodefesa, tem uma grande variadade de aulas tais como Box, Capoeira, Crosstemplum, Jiu Jitsu, Muay Thai, MMA e Krav Maga, todas elas ensinadas por professores altamente qualificados. Para álem de ginásio, támbém possui uma marca própria e trabalha com outras marcas como por exemplo a “Leon”.

O ginásio está localizado em Entença, o que nos leva a demorar 15 minutos de caminho, fazendo o percurso de casa até ao metro e do metro até ao ginásio. A nossa orientadora de estágio chama-se Monique, ela é brasileira o que facilita bastante na comunicação e interação.

Foi nos dado dois turnos, um das 09:30 até às 16:30 e o outro é das 14:00 até às 21:00 e nós vamos intercalando. Devido ao covid-19 o ginásio encontra-se encerrado por tempo ilimitado mas vai emprestando material para as aulas que continuam a decorrer no parque e por ZOOM, também se encontra “aberto” para a venda de material, inscrições e informações.

Devido às retrições o desempenhar de terefas torna-se mais complicado, limitando-nos assim ao acompanhamento das aulas e à limpeza e organização do material.

 

Crónica do Sérgio Lourenço

 

foto_Sérgio.JPG

O meu nome é Sérgio Silva Lourenço do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e aderi ao projeto de ERASMUS+ para ter a oportunidade de estagiar no estrangeiro.

Magic World Informatics e uma empresa especializada no concerto e na montagem de computadores, assim como na reparação de impressoras 3d. A empresa também possui parcerias com grandes companhias de tecnologia.

O meu cargo na empresa, foca-se na reparação de computadores, sendo a maioria deles portateis, tendo começado recentemente a reparar impressoras 3d, mas e hábito sair desta zona para ajudar em tarefas de escritório. As tarefas que me são propostas são por vezes cansativas, mas com o ambiente proporcionado pelos trabalhadores da empresa, que mesmo não falando a nossa língua e vice-versa, mostram-se sempre disponíveis para me ajudar com eventuais dificuldades e também para soltar piadas, o que por sua vez torna o dia mais rápido a passar.

O meu local de estágio encontra-se relativamente distante do local da casa em que estou alocado. O dia começa cedo, acordo perto das 8:00, pois preciso de 25 minutos para chegar ao local de estágio. Começo a trabalhar desde as 10:00 até às 14:00, tendo então duas horas de almoço. Quando volto para continuar o trabalho são 16:00, despegando às 18:00.

 

Crónica do José Almeida

foto_Jose_Almeida.jpg

Eu sou o José Almeida e sou aluno do 12º ano do Externato Cooperativo da Benedita, onde estou a completar o curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e estou em Barcelona a realizar um estágio profissional na empresa FabCafé, no âmbito do programa Erasmus.

O FabCafé é uma empresa com especialização em múltiplas áreas. Funciona como CyberCafé, ou seja, um café onde as pessoas podem relaxar ou usufruir dos equipamentos que esta tem, como impressoras 3D, máquina de corte a laser e outras ferramentas para a criação de projetos e simultaneamente oferece soluções para particulares nas áreas de impressão 3D, corte a laser e outros serviços de informática. São também disponibilizadas sala que podem ser requisitadas para reuniões. A empresa pode ser localizada no Carrer de Bailèn, nº11, em Barcelona.

No que toca às tarefas que eu realizo no estágio, é-me dada muita liberdade. No decorrer da primeira semana foram-me ensinadas metodologias de eficiência no trabalho e técnicas nas áreas da modelagem e impressão 3D, desenho em Adobe Illustrator, corte a laser e programação em Arduíno. Foi-me, também, dada liberdade na sexta-feira para definir a área em que preferia trabalhar, e eu escolhi aprender a usar um Raspberry Pi, um pequeno computador utilizado nas áreas de informáticos e gestão de redes.

No decorrer do estágio colaborei com o David, o meu orientador de estágio e a pessoa responsável por me ensinar a maioria do que aprendi esta semana, e com a Paula, que me ajudou a elaborar um projeto para corte a laser.

Relativamente ao meu horário de estágio, foi-me dada a opção de escolher as minhas horas de estágio. Eu começo às 10h da manhã até às 13h, e na parte da tarde continuo desde as 14h até às 18h.

O meu apartamento situa-se na Carrer de Sicilia, junto à famosa Sagrada Família, e o meu local de estágio situa-se a cerca de 2km desta. Para me deslocar para a entidade de estágio, eu apanho a linha L2 do metro (linha roxa), na direção da estação final de Para-lel, e saio em Tetuan, após 2 paragens.

Esta mobilidade tem sido uma experiência única. Tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, de explorar uma belíssima cidade histórica com muito para ver, e de aprender sobre várias áreas relacionadas ao meu curso, o que me ajudará a fazer escolhas relativamente à minha progressão académica e profissional.

 

Crónica do Luís e do Bernardo

foto_Luis_Belo_e_Bernardo_Querido.jpeg

Nós somos o Luís Belo e Bernardo Querido, somos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no Externato Cooperativo da Benedita.

Neste momento somos participantes do Projeto Erasmus VET, num estágio de 1 mês, em Barcelona, onde temos a oportunidade de adaptar-nos a um estilo de vida diferente e de conhecer a cidade.

Estamos a estagiar na Lemon Printers. É uma gráfica que tem 2 empregados, sendo o nosso monitor de estágio o único que trabalha a tempo inteiro. É uma gráfica localizada na cidade, na Carrer de Roger, que trabalha essencialmente com estampagens, encadernações, impressões, marketing digital. A gráfica desenvolve um trabalho notável, com uma boa relação qualidade/preço e os empregados são muito simpáticos e divertidos. Em relação ao nosso espaço de trabalho, temos uma secretária só para nós. Com o nosso computador fazemos trabalhos em Ilustrador, Photoshop (Cartões Publicitários) e ainda desenvolvemos outras técnicas na nossa área.

O nosso monitor de estágio é bastante simpático, divertido e está sempre pronto a ajudar em alguma dúvida que tenhamos. A maioria das vezes falamos todos em Inglês, mas de vez em quando vamos aprendendo sempre um pouco de Castelhano. Estamos muito felizes com o nosso local de estágio, não podia pedir melhor!

O nosso horário de trabalho é das 10h-14h, temos 2h de almoço, de tarde fazemos 3h das 16h-19h, totalizando, assim, as 7 horas diárias.

O transporte que utilizamos é o metro. Apanhamos a 2 minutos de casa e 7 estações e 20 minutos depois chego à estação de Badal, a cerca de 5 minutos do local de estágio.

 

Crónica do Quentin

foto_quentin.jpg

Eu sou Quentin, sou aluno do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica no ECB e estou em Barcelona a realizar um estágio profissional no 3D Visual no âmbito do programa Erasmus.

O 3D Visual é uma pequena empresa especializada em venda de impressora 3D e digitalização e design 3D, mas a empresa está numa renovação para ter mais espaço. O 3D Visual fica em Ronda de Ponent, Sabadell, Barcelona.

Como está em renovação, as minhas tarefas estão ligadas às instalações elétricas.

O meu orientador de estágio é o Antoni que é o chefe da empresa.

O meu horário de estágio é de manhã trabalho das 9 as 14h e de tarde das 16h às 20h.

Como tenho 2 horas de almoço é difícil eu voltar no apartamento, porque o estação de autocarro, só tem às 16h, e no estação de Metro é 1h05 minutos, para chegar lá e voltar, por isso trago o almoço, e vou passear um bocado para conhecer Sabadell.

O nosso apartamento fica situado ao lado a da catedral da Sagrada Família que tenho de ir no metro da Linha 5 até La Sagrera e depois ir no metro da linha R4 até Sabadell do Norte e depois ir no metro S1 para ir até La Creu Alta, e depois ir a pé.

Até ao momento, eu estou a gostar mesmo sendo longe do apartamento.

Durante nós fim de semanas, irei tentar visitar todos os lugares em Barcelona.

Pin It