Erasmus+ KA229 GEOCAD | Mobilidade na Grécia |
Erasmus+ KA229 GEOCAD | Mobilidade na Grécia De 10 a 14 de outubro, os alunos Leonor Rodrigues e Pedro Nogueira, do curso profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica, Cláudia Luís e Simão Sousa, do curso profissional de Técnico de Mecatrónica, encontram-se a participar nas Atividades de Ensino, Formação e a Aprendizagem em Atenas, Grécia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 GEOCAD. Os alunos partiram ontem e estão a ser acompanhados pelos professores Acácio Castelhano e Dalila Sousa.
Dia 1 No primeiro da parte da manhã, as atividades foram realizadas na escola 5º Lyceum de Petroupolis e consistiram em trabalhos e exercícios com a utilização do Geogebra e do AutoCAD. A meio da manhã, realizou uma pequena pausa que permitiu o convívio entre os participantes dos vários países: Portugal, Grécia, Estónia, Turquia e Eslovénia. Durante o almoço houve oportunidade para provarem a gastronomia grega, constituída principalmente por massas e queijos, mas elaborada através de receitas diferentes e interessantes com fortes sabores. Da parte da tarde, tiveram oportunidade de visitar Atenas: andaram de teleférico, subiram à montanha Lycabetus e conheceram a igreja de São George e a praça Syntagma, onde assistiram ao render da guarda no parlamento.
Dia 2 No segundo dia, os participantes voltaram à escola 5° Lyceum de Petroupolis para resolver novos exercícios com base no Geogebra e no AutoCad. Depois os alunos da Grécia fizeram uma apresentação sobre a Acrópole de Atenas. Em seguida, foram todos para o pátio fazer jogos. Almoçaram na escola e provaram várias comidas típicas que os alunos gregos levaram. Depois do almoço foram visitar a Acrópole de Atenas, tendo os nossos alunos ficado bastante impressionados com o monumento. Seguiu-se a visita a Ágora, no bairro Monastiraki.
Dia 3 Neste dia as atividades iniciaram no Centro Cultural de Petroúpolis. Os participantes assistiram a um vídeo sobre Atenas e de seguida receberam os certificados de participação. Assistiram a um espetáculo preparado pelos alunos gregos, com danças tradicionais do folclore grego e, no final, também puderam participar. Mais tarde fomos almoçar a um café com os outros alunos do projeto.
Da parte da tarde passearam pela cidade de Atenas.
Dia 4 Foi o dia em que os participantes tiveram de acordar mais cedo, mas mesmo assim muito animados porque iam visitar a ilha Aegina. Embarcaram no porto do Piraeus num ferryboat, tendo a viagem sido fantástica, pois o tempo estava bom. Começaram por visitar a Basílica de St. Nektarios e o Templo de Afaia. Ambos situados na parte montanhosa da ilha. Junto ao templo provaram um gelado de pistachios, pois a ilha é famosa pela sua cultura de pistachios. Os participantes aproveitaram o tempo livre para uma ida à praia. O mar estava quente e o tempo estava magnífico. No final do dia despediram-se dos grupos da Estónia e da Grécia.
Dia 5 O quinto e último dia foi um dia livre e dedicado a visitas culturais. Os participantes visitaram o Museu Arqueológico Nacional onde viram máscaras funerárias de ouro, várias peças da história grega como fragmentos de vasos do continente e das ilhas, estátuas e pinturas da ilha de Santorini. Depois da visita ao museu foram ver o mercado onde encontraram vários tipos de carne, peixe, frutos e bebidas diferentes. Mais tarde visitaram o Museu da Acrópole, que foi construído recentemente e onde estão preservados todos os objetos que foram encontrados na Acrópole e que faziam parte dos seus templos e das suas histórias. Visitaram ainda o estádio olímpico! |