Erasmus+ KA229 | Mobilidade na Eslovénia |
Erasmus+ KA229 GEOCAD-Design Geometry with Computer Aid | Mobilidade na Eslovénia Dia 1 De 6 a 10 de fevereiro decorrem as Atividades de Ensino, Formação e Aprendizagem na Eslovénia do projeto Erasmus+ KA229 GEOCAD. Encontram-se a participar 2 alunos do curso profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica e 2 alunos do curso profissional de Mecatrónica.
Os participantes e os professores acompanhantes viajaram de avião no dia 5 de fevereiro para Zagreb, capital da Croácia, onde almoçaram e tiveram oportunidade de percorrer algumas das ruas desta cidade. Ficaram a saber que 2 dos monumentos mais emblemáticos encontravam-se em obras devido a um terramoto que ocorreu há 2 anos atrás.
Ao fim da tarde, viajaram para Slovenj Gradec (Eslovénia), localidade onde se situa a escola anfitriã, através do aluguer de uma carrinha.
![]() Dia 2 No segundo dia da mobilidade à Eslovénia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Geocad, começámos o dia ao sermos apresentados aos professores e colegas tanto da Eslovénia quanto dos outros países participantes (Turquia, Grécia e Estónia). Depois de feitas as apresentações, foi-nos feita uma visita guiada à escola acolhedora, onde passámos por salas de aula como, por exemplo, a sala de aula dos alunos dos cursos profissionais de cozinha (que consistia de uma cozinha completa), o pavilhão gimnodesportivo, um mini-anfiteatro, a oficina de carpintaria, algumas zonas de lazer e a biblioteca.
Após a visita guiada, foi-nos (aos alunos) oferecido o almoço pela cantina da escola eslovena, e seguimos de autocarro para a cidade de Maribor, que fica a uma hora de Zlovenj Gradec. Em Maribor, os alunos participaram de um Escape Room, que foi uma oportunidade para se conhecerem uns aos outros e trabalhar em equipa. Terminado o Escape Room, uma pequena caminhada levou-nos ao Shopping, onde jantámos e embarcámos de volta para o nosso hotel em Slovenj Gradec.
Dia 3 No terceiro, depois de tomarmos o pequeno-almoço no hotel onde estamos hospedados, fomos para uma das salas de informática da escola acolhedora participar em workshops sobre AutoCAD. Mas antes o Diretor da escolha acolhedora deu-nos as boas-vindas, desejou-nos boas aprendizagens e os professores das escolas convidadas ofereceram alguns presentesOs workshops consistiram no desenho de algumas figuras geométricas, foram dinamizados pelos alunos da Eslovénia e tiveram como objetivo ensina os participantes na LLTA utilizar o AutoCAD. De seguida fomos para a oficina de madeiras, onde assistimos à programação e ao corte na CNC do logotipo do projeto em madeira.
Fomos almoçar à cantina da escola acolhedora, acompanhados por alguns alunos eslovenos, e a ementa consistiu em arroz com bife de frango. Depois de almoço, uma guia levou-nos a visitar a localidade onde a escola acolhedora se encontra. Tivemos ainda tempo para explorar um pouco mais da localidade e para comprar algumas recordações para os nossos familiares e amigos.
![]() Dia 4 O quarto dia da mobilidade coincidiu com o Dia da Cultura Eslovena, feriado nacional. Neste dia acordámos às 7:15 da manhã, com temperaturas mais baixas e com queda de neve. Fomos tomar o pequeno almoço e apanhámos o autocarro até Rogla skiing resort. Após aproximadamente uma hora de viagem chegámos ao destino, fomos beber uma bebida quente ao Hotel Natura e de seguida fomos fazer uma caminhada de três horas pela montanha, onde vimos as maravilhosas paisagens cheias de neve. Por volta das 14:00 almoçámos e regressámos ao hotel, em Slovenj Gradec. Depois tivemos o resto do dia livre para descansar da viagem e da excelente experiência.
Dia 5 No quinto dia da mobilidade, estivemos na escola anfiatriã a participar num workshop que consistiu em pintar o logotipo do projeto em madeira, que tinha sido produzido com a CNC, na terça-feira. Enquanto nós participávamos no workshop, os professores estiveram reunidos para preparar a próxima e última LLTA a realizar Portugal e a elaborar o relatório da presente.
De seguida, fomos almoçar à cantina da escola cuja ementa foi puré com molho de tomate e cubinhos de carne.
Depois do almoço cada país apresentou o trabalho de preparação para esta LLTA. No nosso caso, a nossa apresentação consistia num vídeo onde demonstrámos a criação de um porta-chaves, com o nome do projeto, desde o seu desenho até à sua produção final na CNC. Após estas apresentações, foram entregues a todos participantes os certificados de presença, pela escola acolhedora. Posteriormente tivemos algum tempo livre e fomos, com os colegas gregos e estonianos, conhecer mais um pouco da localidade de Slovenj Gradec.
À noite jantámos todos no hotel e organizámos uma pequena festa de karaoke. Foi um convívio animado que permitiu a confratenização entre os participantes!
Dia 6 No sexto dia, acordámos mais cedo para viajarmos até Liubliana, a capital da Eslovénia.
Os professores eslovenos levaram-nos a passear pela cidade mostrando-nos alguns dos monumentos mais importantes da cidade, nomeadamente, algumas pontes sobre o rio Ljubljanica (ponte do dragão, ponte tripla e a ponte do Butcher), o castelo, a catedral, o mercado central, entre outros. No fim dia, experimentámos patinar numa pista de gelo.
No dia seguinte, partimos de Liubliana para o aeroporto de Zagreb (capital da Croácia) para apanharmos o voo de regresso a casa.
Podemos concluir que esta LLTA foi uma experiência muito valiosa para nós, pois permitiu-nos partilhar e adquirir conhecimentos sobre desenho, impressão e maquinação 3D e, também, conhecer outras pessoas e culturas.
Colocámos um cadeado na ponte do Butcher como forma de agradecimento ao programa Erasmus+, por termos tido a oportunidade de viver esta experiência.
|