Erasmus+ KA1 “Ser igual na EU” | Formação de professores | Job Shadowing |

No dia 26 de maio, da parte da manhã, os professores foram conhecer uma escola profissional com cursos VET e HVET. A escola oferece cursos em áreas como: mecânica automóvel, eletromecânica, eletricidade, som e imagem, caracterização e relojoaria. Estes cursos, que têm a duração de 2 anos, são para alunos que não concluíram o ensino secundário e que pretendem equivalência a este nível de ensino, bem como para aqueles que pretendem uma especialização (independentemente da idade). Existe ainda um nível superior nestes cursos, que são mais dois anos, para os alunos que concluíram o VET ou o ensino secundário e pretendem ingressar no ensino universitário (HVET).
Durante a visita à escola tiveram oportunidade de trocar experiências com professores da mesma, que partilharam com os professores do ECB as suas ideias, estratégias e práticas.
A parte da tarde foi destinada a mais algumas visitas culturais, desta vez acompanhados pela Evelina, mais uma representante da EPD (entidade intermediária). A visita começou pelo labirinto da Horta (Parc del Laberint - Jardim Museu), seguido dos Bunkers del Carmel (Turó de la Rovira), terminando no Park Guell. |
|
Erasmus+ KA1 “Ser igual na EU” | Formação de professores | Visita às empresas |

No dia 25 de maio, decorreram visitas a algumas das entidades onde os alunos do ECB realizaram o estágio.
A primeira entidade visitada foi o Fab Café, que consiste numa série de laboratórios de inovação especializados em criar produtos, serviços e experiências ligadas às novas tecnologias. Aqui, os entusiastas das novas tecnologias, as empresas, bem como, o público em geral, podem aceder a recursos em áreas que vão desde a moda até à biotecnologia. Esta empresa permite ainda a utilização do seu espaço físico e recursos tecnológicos, como “incubadora” para a criação de empresas.
A segunda entidade visitada foi a Boloberry, que um fabricante de impressoras 3D, com sede em Barcelona. Esta empresa tem como objetivo satisfazer o público em geral relativamente ao que necessita para acompanhar os avanços da indústria, ao nível do desenvolvimento tecnológico. Devido ao grande investimento necessário para aceder a este tipo de tecnologias, esta empresa decidiu fabricar impressoras 3D a um custo mais acessível, permitindo desta forma cobrir uma fatia de mercado setor industrial ao nível das PMEs e do público em geral. |
Erasmus+ KA1 | Notícia | Atividades Culturais |

Atividades Culturais
Os professores que se encontram em Barcelona a fazer Job Shadowing e a visitar locais de estágio, já se encontram instalados no alojamento e tiveram oportunidade de visitar alguns monumentos.
No primeiro dia foram recebidos pela representante da EPD, entidade intermediária, que os guiou por uma visita de reconhecimento pelas imediações da Sagrada Família e da casa Mila/ La Pedrera. De seguida, foram conduzidos ao alojamento situado na Carrera Marina, em frente à antiga praça de touros Monumental. Depois de instalados, fizeram um passeio pelas Ramblas, onde tiveram oportunidade de provar as tradicionais Tapas.
Na parte da manhã do segundo dia, a Kornelija, representante da EPD, fez uma visita guiada pelo Bairro Gótico e pelas ruínas da cidade que deram origem a Barcelona. De seguida, foram ver o Parc de la Ciutadela, tendo ainda tempo de visitar o arco do Triunfo, onde terminou a visita guiada. Da parte da tarde, visitaram o Montjuic e a Vila Olímpica/Barceloneta.
Os professores participantes agradecem ao Erasmus+ esta oportunidade de enriquecimento cultural e social. |
Erasmus + Ensino e Formação Profissional |

No âmbito do programa Erasmus + Ensino e Formação Profissional, os professores do ECB Lina Afonso, Acácio Castelhano, Maria José Guerra, Inês Madaleno e Ana Paula Matias, vão estar em Barcelona (Espanha), de 23 a 29 de maio de 2021, para realizarem formação profissional. Esta é uma atividade do projeto Erasmus+ KA1 "Ser Igual na UE".
Durante estes dias os estes professores farão atividades de job shadowing, onde terão oportunidade de conhecer o funcionamento, o modelo de ensino e aprendizagem e a forma de organização dos estágios de uma escola profissional em Barcelona. Terão também oportunidade de visitar a algumas entidades de estágios que habitualmente recebem os nossos alunos.
O ECB deseja uma excelente viagem e estadia a todos os participante,s com o intuito de valorização profissional, social e cultural." |
KA229 – GEOCAD – DESIGN GEOMETRY WITH COMPUTER AID |

Neste projeto pretende-se desenvolver nos alunos competências e conhecimentos da área da Geometria, que são a base da engenharia e das artes. Serão utilizados os teoremas de Euclides para desenhar, através da disciplina de Desenho Técnico, figuras geométricas em 3D. Os desenhos serão digitalizados através de uma ferramenta CAD, de forma a serem preparados para serem impressos numa impressora 3D ou numa CNC.
Assim, pretende-se criar ambientes de aprendizagem interdisciplinaridades, onde pretendemos aplicar uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
|
Ler mais...
|
Erasmus + “Ser Igual na UE” - Barcelona 2021 |

No âmbito do projeto Erasmus + “Ser Igual na UE”, 17 alunos dos cursos profissionais do 12 anos do ECB, acompanhados pelas Professoras Rosa Ferreira e Helena Rodrigues, partiram no dia 14 de janeiro para Barcelona para realizar um estágio profissional em empresas locais.
Durante 32 dias, os alunos terão oportunidade de aprender novas técnicas profissionais e desenvolver competências sociais e linguísticas.
É também esperado que os alunos aproveitem para conhecer e “viver” a cidade de Barcelona.
Consulte aqui as suas crónicas.
|
Ler mais...
|
Projeto Erasmus + "Ser Igual na UE" |

No âmbito do projeto " Ser Igual na União Europeia" 4 recém-graduados dos Cursos Profissionais de Desporto, Mecatrónica e Multimédia no ECB estão a realizar mobilidade e estágio ao abrigo do Erasmus Pro durante 3 meses em Barcelona.
Leia aqui as suas vivências.
|
Ler mais...
|
Erasmus+ KA229 GEOCAD - Design Geometry with Computer Aid |
O projeto Erasmus+ KA229 GEOCAD - Design Geometry with Computer Aid, a que o ECB se candidatou, foi aprovado.
Trata-se de uma parceria estratégica do setor escolar, cuja coordenação é de uma escola da Eslovénia e tem como parceiros escolas de cinco países: Turquia, Estónia, Eslováquia, Grécia e Portugal. O principal objetivo passa pelo estudo das teorias de Euclides relacionadas com Geometria e por desenvolver atividades que envolvam o desenho técnico de objetos 3D, a sua modelação digital através do autocad e a sua impressão através de uma CNC ou de uma impressora 3D.
Tendo em conta a temática e os conteúdos do projeto iremos motivar a participação dos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Design Gráfico e de Técnico de Mecatrónica. No entanto, poderão participar outros alunos que estejam interessados.
Ao longo do projeto serão realizados 4 encontros de formação dos professores envolvidos e 4 Learning, Teaching and Training Activities.
O ECB terá a responsabilidade de organizar 2 encontros de formação de professores (um deles será a última atividade do projeto). A primeira atividade do projeto está prevista para novembro, na escola da Eslovénia e consistirá num encontro de formação de professores.
|
Erasmus + 20/21 - Estágios em Barcelona |
No âmbito do Projeto Erasmus + "Ser Igual na UE" está a decorrer a candidatura, dirigida aos alunos que frequentam o 12º ano de um Curso Profissional no ECB em 2020/2021, interessados em participar numa mobilidade e estágio num país estrangeiro da União Europeia - Barcelona em Espanha.
|
Ler mais...
|
"Candidatura Erasmus+ Pro no âmbito do Projeto Erasmus + "Ser Igual na UE".
-Dirigida aos alunos que terminam o 12º ano de um Curso Profissional no ECB em 2019/2020 e que estejam interessados em participar numa mobilidade e estágio num país estrangeiro da União Europeia - Barcelona em Espanha
Condições:
- Mobilidade com a duração de 3 meses ( entre setembro e dezembro de 2020).
- Financiamento 100% (viagens ida e volta; seguro; apartamento; transportes locais e bolsa para despesas diárias)
- Data limite de candidatura até 15 de julho de 2020.
- Dia 17 de julho 2020 - entrevista e prova oral de aptidão linguística (inglês ou espanhol - opcional)
A Divulgação dos recém-graduados selecionados será antes do dia 21 de julho de 2020.
|
Dias abertos do Centro Escolar de Turquel |
No dia 27 de fevereiro decorreu uma disseminação do projeto Erasmus+ KA229 Friendly Robotics for a Future Green World, nos dias abertos do Centro Escolar de Turquel.
Os alunos da nossa escola dinamizaram uma atividade para os alunos do pré-escolar. A atividade consistiu em transformar um dos alunos num robot que seguia indicações dadas por outro.
Tinha como tema a reciclagem e os alunos, em pares, tinham de conseguir conduzir o "robot" ao eco-ponto correto.
Em seguida, o professor Samuel Branco fez uma apresentação sobre robótica para os alunos do 1º, 2º, 3º 4º ano. Foram discutidas com os alunos as noções de robótica e de robots. Foram apresentados 3 projetos: controlo do ambiente de uma casa, estufa do futuro e Protege as abelhas.
Os alunos do Centro Escolar de Turquel participaram nas atividades com muito empenho e interesse. |
|