SER IGUAL NA UNIÃO EUROPEIA |

No dia 22 de janeiro iniciou-se mais um conjunto de mobilidades em Barcelona, para 18 alunos do Externato Cooperativo da Benedita, a frequentar o 12º ano dos cursos profissionais (Técnicos de Vendas, Multimédia, Mecatrónica e Desporto), sendo o objetivo geral do projeto proporcionar aos alunos uma experiência de trabalho e de vida num outro país da União Europeia. Este é um projeto inclusivo, pois destina-se a todos os alunos, mesmo os que estão ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018, encontrando-se neste grupo três alunos nessas circunstâncias. O grupo está em Barcelona acompanhado por duas professoras, de modo a apoiarem a integração sociocultural e profissional dos participantes.
|
Ler mais...
|
Estágios em Barcelona | Erasmus + |
Programa Erasmus + Formação e Educação
Ensino e Formação Profissional
KA1 Mobilidade para Fins de Aprendizagem
Contrato: 2019-1-PT01-KA102-060206
No âmbito do Projeto Erasmus + "Ser Igual na UE" 18 alunos dos cursos profissionais de Vendas, Multimédia, Mecatrónica e Desporto do 12º ano, viajaram para Barcelona, Espanha para iniciarem um estágio profissional na área de estudo com duração de 16 a 32 dias.
|
Ler mais...
|
Erasmus+ | Sport Opens School |
Os professores do grupo disciplinar de Educação Física da nossa escola, Rita Pedrosa, André Luís, Dário Catarino, Joel Machado e José Vinagre estão a participar na terceira reunião do Projeto Erasmus + “Sport Open School” que decorre em Pádua, Itália, durante os dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019.
|
Ler mais...
|
Erasmus + Pro em Barcelona | 4ª crónica |
Visitas Culturais
Como em todos os projetos de Erasmus, é sempre necessário realizar visitas culturais, porque é bastante importante conhecermos a história do país e sabermos quais as origens da sua cultura.
Barcelona é uma cidade muito rica em monumentos famosos pela sua arquitetura, beleza e magnitude. Cheia de cor e luz, esta cidade proporciona-nos umas visitas incríveis e com uma vista linda da cidade.
|
Ler mais...
|
Erasmus + Pro em Barcelona | 3ª crónica |
O nosso apartamento é bastante agradável, está muito bem localizado perto da estação de metro, paragens de autocarro, supermercados, lojas e pontos turísticos (Las Paralelas, Las Ramblas, La Diagonal). Além disso, o nosso prédio e a nossa rua são calmos e as pessoas também são bastante prestáveis e simpáticas.
Em relação às condições do apartamento, temos de referir que nos agradou imenso, mesmo com pequenos problemas. O apartamento possui três quartos (dois individuais e um duplo), uma cozinha equipada com o necessário, uma sala com televisão, que nos permite descansar e conversarmos, uma casa de banho e um terraço onde podemos colocar a roupa a secar e aproveitar os dias de sol.
A equipa que trata do prédio é prestável e ajuda-nos várias vezes a resolver os problemas técnicos da casa.
|
Ler mais...
|
KA1 - VIVE, APRENDE E TRABALHA NA UE |

O projeto “Vive, Aprende e Trabalha na UE” decorrerá entre setembro de 2017 e agosto de 2019, enquadrado no PEE, como uma das atividades estratégicas de operacionalização da internacionalização definida no PDE da Escola.
Com este projeto pretendemos envolver jovens em formação e staff, com a finalidade de aumentar o capital humano através do contacto com outras realidades sociais e profissionais europeias. Nomeadamente, melhorar o nível de competências e aptidões para o mercado de trabalho europeu; promover a aprendizagem de uma nova língua; aumentar a autoestima e o gosto pela aprendizagem ao longo da vida, promovendo a crítica, a reflexão e o empreendedorismo, fundamentais numa sociedade que está em constante mudança, e evitando também o abandono escolar prematuro.
Os participantes no projeto repartem-se por 2 Atividades. A A1 – estágio de formandos em empresas no estrangeiro, em 2 fluxos de mobilidade: 1º, para Barcelona em Espanha, de um grupo de 15 formandos; 2º, com destino a Brescia em Itália de 15 formandos. Ambos têm a duração de 32 dias. Cada grupo de participantes é acompanhado por formadores. A A2 – formação de pessoal no estrangeiro, também distribuída em 2 fluxos: o 1º para Barcelona em Espanha, de um grupo de 5 elementos; o 2º com destino Brescia em Itália também para 5 elementos de staff.
Relativamente aos formandos são alunos que frequentam os Cursos Profissionais de Vendas, de Multimédia, de Informática de Gestão e de Apoio à Gestão Desportiva. O grupo participante staff será composto por 10 docentes com cargos de direção e coordenação pedagógica, docentes dos Cursos Profissionais, docentes da componente técnica e acompanhantes em FCT.
O projeto inclui atividades a realizar antes da mobilidade que englobam a preparação pedagógica, cultural, social e linguística, a efetuar pela entidade de envio. Durante a mobilidade incluem-se visitas culturais; visitas técnicas; estágio (formandos). Para o staff, além de visitas culturais, haverá visitas técnicas a escolas/centros de formação, visitas a empresas e workshops sobre metodologias e praticas pedagógicas inovadoras.
A disseminação terá o objetivo de partilhar, semear e divulgar os principais resultados - tangíveis e intangíveis - do projeto e sensibilizar outras entidades e pessoas para a importância destes e de outros projetos internacionais. Irá ser feita em vários momentos, em vários formatos e materiais, adaptados a diferentes públicos-alvo (alunos, país, professores, parceiros locais e meio envolvente). Através da disseminação dos resultados obtidos, o projeto contribuirá também para que os participantes e a comunidade envolvente se sintam parte integrante da comunidade europeia, que se quer cada vez mais coesa e unida.
A avaliação será realizada por todos os intervenientes, durante todo o processo. Será efetuada uma avaliação de reação, de aprendizagem e de impacto, com recurso a diferentes instrumentos. O ECB e as entidades parceiras farão uma avaliação através dos contactos que vão estabelecendo via email ou por telefone. No final, todos os participantes elaborarão um relatório descritivo do projeto. Assim, a concretização deste projeto possibilita a valorização de todos os participantes e da instituição através da acomodação e assimilação de novas competências e a capacidade de as potencializar e aplicar na prática futuramente. Espera-se aumentar as competências dos formandos preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho europeu; contribuir para melhorar o know-how do nosso staff; aquisição e compreensão de novas metodologias e instrumentos de trabalho, de ensino e aprendizagem, bem como proporcionar o conhecimento do funcionamento de outras instituições/empresas, partilhando esta informação com os restantes professores e empresas locais. Estes resultados serão posteriormente disseminados em novos contextos de trabalho.
É também esperado, quer a nível local, regional e nacional, a valorização e reconhecimento do ECB como espaço privilegiado para o processo ensino-aprendizagem, onde a internacionalização surge como processo de oportunidade e inclusão, nomeadamente para os carenciados e desfavorecidos. A nível internacional, apresenta vantagens na cooperação e troca de boas práticas entre diferentes instituições, fomentando laços de intercâmbio que potenciem futuros projetos de mobilidade.
O projeto pode ser acompanhado em https://ecbllweu.blogspot.pt.

KA1 - "LIVE, LEARN AND WORK IN THE EU"
The project “ECB Live and Work in EU” will take place between September 2017 and August 2019, within the PEE, as one of the strategic activities of international operationalization defined in the school PDE. With this project, we intend to involve young people in professional training, recently graduated and staff, in order to increase the human capital through the contact with other social and professional European realities, such as improving the level of skills and abilities for the European work market; promoting the learning of a new language, increasing self-esteem and enjoying long-life learning, promoting criticism, reflexion and the entreprising aspect, which are fundamental in an ever changing society, and also avoiding the premature giving up of school. This experience is also fundamental for the development of values, such as tolerance, respect and host of people from other countries, immigrants and refugees.
The participants in the project are divided into 2 activities. The A1 – professional training in companies abroad, in 2 mobilities: first to Barcelona/Spain, of a group of 15 recently graduated students; second to Brescia/Italy, of 15 trainees. Both mobilities have the duration of 32 days. Each group of participants will go with teachers. The A2 – staff training abroad, also distributed in 2 mobilities: the first to Barcelona/Spain, of a group of 5 elements; the second to Brescia/Italy, also with 5 elements of staff.
As far as the young participants are concerned, they attend or used to attend Professional Courses (CP) of Selling, Multimedia, Computer Management and Support to Sportive Management. The participant staff group will be composed by 10 teachers with management and educational coodination positions, professional courses teachers, teachers of the technical area and supporters in FCT.
The project includes activities to be carried out before the mobility, which involve the educational, cultural, social and linguistic preparation, made by the sending entity. During the mobility, there will be cultural tours, technical visits and training (students and graduated). For the staff, apart from the cultural tours, there will be technical visits to schools / training centres, visits to companies and workshops about methodologies and innovative educational practice.
The aim of the dissemination is to share and publicize the main results – tangible and intangible – of the project and sensitize other people and entities to the importance of these and other international projects. It will be done in several moments, in many sizes and materials, adapted to different targets (students, parents, teachers, local partners and surrounding environment). Through the dissemination of the results, the project will also contribute for the participants and the community to be an integrant part of the European community, whose aim is to be more and more united.
The evaluation will be made by all the intervenients, during the whole process. A diagnostic, intermediate and final evaluation will be carried out using different tools. ECB and the intermediate entities will make an evaluation through the contacts established via email and phone. In the end, they will do a descriptive report of the project. This way, the achievement of this project increases the value of all participants and of the institution, through the assimilation of new skills and the capacity to improve and apply them later in the future. We hope to increase the students and trainees' skills, preparing them to a better integration in the European work market; to contribute to the improvement of our staff's know-how; the acquisition and comprehension of new methodologies and work tools, of teaching and learning, as well as providing the knowledge of how other institutions / companies work, sharing this information with the other teachers and local companies. These results will be subsequently disseminated in new work contexts.
We also hope, locally, regionally and nationally, the recognition of ECB as a privileged place for the teaching-learning process, where the internationalization comes as a process of opportunity and inclusion, especially for the people in need, students with special needs and foreign students. Internationally, it presents advantages in the cooperation and exchange of good practice among different institutions, creating bonds that will give rise to future projects of mobility. |
Data: 24 meses, com início a 04/09/2017 e conclusão a 03/09/2019
O assunto deste projeto consiste levar os alunos a melhorarem as suas competências de resolução de problemas (como metodologia de aprendizagem) e conhecer a relação existente entre a matemática (lógica e algoritmia) e a programação, informática e conhecimentos básicos de eletrónica. O seu objetivo é educar jovens indivíduos que sejam produtores de tecnologia.
O projeto será constituído por 4 módulos de aprendizagem preparados pela escola coordenadora:
- Estabelecimento da ligação entre a resolução de problemas matemáticos e a algoritmia.
- Resolução de problemas básicos através de conhecimentos básicos de programação.
- Curso de programação e de eletrónica.
- Desenvolvimento de materiais matemáticos ou de robots simples.
No final os alunos receberão o certificado por terem recebido a formação.
A necessidade deste projeto prende-se com combater: as dificuldades dos alunos na resolução de problemas matemáticos; a falta de uso de tecnologia no sistema de ensino; a reprovação nas disciplinas relacionadas com a Matemática; e a falta de interdisciplinaridade entre a matemática e a informática. Prende-se também com capacitar os alunos para serem programadores e produtores de tecnologia e de ganharem a consciência do que é ser um cidadão europeu.
Em temos de implementação, cada escola parceira irá criar um clube de Matemática-Informática, que terá a duração de duas horas semanais. Será frequentado por alunos com dificuldades a matemática, com gosto pelas tecnologias e com problemas sociais, que desenvolverão as atividades propostas em grupos de 3. Espera-se que este clube permaneça ativo para além da duração do projeto.
No que diz respeito à disseminação, os professores coordenadores do clube irão disseminar o projeto junto dos professores interessados no assunto do projeto e os alunos participantes farão o mesmo junto dos colegas, através da organização de workshops e de competições na comunidade educativa. Serão criadas uma página web e uma página no facebook na publicar o resultado das atividades em diversos suportes: vídeo, imagem, texto, …
Espera-se que este projeto contribua para a internacionalização da nossa escola, ficarmos melhor preparados para projetos futuros da União Europeia e ficarmos mais abertos à integração de novas práticas e novos métodos de ensino e de aprendizagem. Espera-se que os estudantes melhorem as suas competências ao nível da resolução de problemas e da matemática, adquiram as competências básicas nas áreas da programação e da eletrónica, melhorem as competências em línguas estrangeiras, melhorem a forma como passam o tempo na escola, desenvolvam os sentidos de empreendedorismo e de iniciativa e fiquem a conhecer outras realidades de ensino no estrangeiro.
ESCOLAS PARCEIRAS:
- TURQUIA – Yildizeli / Sivas – Yildizeli Cok programli Anadolu Lisesi (3858,59 km)
- ITALIA – Rosarno – Instituto D’Istruzione Superiore “R. Piria” (2152,99 km)
- ESTÓNIA – Tallinn – Tallinna Kesklinna Vene Gumnaasium (3239,02 km)
- PORTUGAL – Benedita – Externato Cooperativo da Benedita
CRONOLOGICA DAS ATIVIDADES:
2017/2018
- 1º Meeting - Transnational Meeting 6 a 12 Novembro de 2017 (Sivas, Turkey) – 2 professores
- 1ª Atividade de Aprendizagem – Itália 14 a 20 janeiro de2018 – 2 professores e 5 alunos
- 2ª Atividade de Aprendizagem – Estónia 13 a 19 de maio de 2018 – 2 professores e 5 alunos
- 2º Meeting - Transnational Meeting 17 a 23 junho de 2018 (Benedita, Portugal)
2018/2019
- 3ª Atividade de Aprendizagem – Portugal 14-20 January 2019
- 4ª Atividade de Aprendizagem – Turquia 13-19 May 2019 – 2 professores e 5 alunos
- 3º Meeting - Transnational Meeting 3-9 June (Estónia) – 2 professores
A duração das ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM é de 7 dias cada (datas podem ser ajustadas) |

Data: 24 meses, com início a 01/09/2017 e conclusão a 31/08/2019
O objetivo deste projeto consiste em ajudar os alunos a pensar analiticamente ao explorar as suas próprias capacidades, apoiá-los no trabalho, torná-los indivíduos empreendedores e criativos através da combinação do desenvolvimento da tecnologia e educação. A aplicação da robótica no projeto permite melhorar as competências de raciocínio, de resolução de problemas e de carácter experimental, desenvolver pensamentos abstratos e melhorar a criatividade dos alunos.
Com este projeto, os alunos terão oportunidade de adquirir novas competências e de partilhar os seus conhecimentos relacionados com tecnologia, de organizar atividades na sua escola e para os alunos dos outros países parceiros, de participar em workshops de robótica preparados pelos diversos parceiros do projeto. A atividades serão desenvolvidas em trabalho de grupo, com interdisciplinaridade, respeitando diferentes culturas e valores europeus. Da partilha de experiências de sucesso e do trabalho em grupos de diferentes países e culturas esperam-se obter produtos finais mais inovadores e criativos, assim como enriquecer o conhecimento e competências dos alunos que revelam interesse pela área da robótica.
Os alunos de cada país vão criar um logotipo que identifique o projeto, e na primeira visita será selecionado o melhor, que estará presente em todos os documentos relativos às atividades realizadas. Cada escola parceira irá preparar os alunos, com kits e equipamentos de robótica adequados, de forma a desenvolverem as atividades calendarizadas. Nas visitas, serão realizados workshops de Arduíno, STEM, robótica, codificação e modelos em 3D, em equipas de trabalho com elementos de diferentes parceiros. Os produtos criados serão apresentados aos outros alunos e à comunidade escolar, em feiras nacionais e internacionais.
Todos os parceiros do projeto irão partilhar os seus produtos e evidências das atividades realizadas num Website, que permita que os seus alunos exponham os produtos que criarem, e também lancem novos produtos em workshops comuns durante as visitas. Será também criada uma página no facebook comum a todos os parceiros, de forma a divulgar as atividades, workshops e feiras desenvolvidos ao longo do projeto.
ESCOLAS PARCEIRAS:
- TURQUIA – Istambul / Kartal - Kartal Anadolu Iman Hatip Lisesi (3220,99 km)
- ITALIA – Avezzano – IIS Majorana (1946,23 km)
- FINLANDIA – Orimattila – Erkko – Lukio (3359,43 km)
- POLONIA – Lubin – Zespol Szkol Nr1 im. Prof. B. Krupinskiego (2354,74 km)
- PORTUGAL – Benedita – Externato Cooperativo da Benedita
- ESPANHA – Alcobendas – Instituto de Education Secundaria Francisco Giner de los Rios (470,70 km)
CRONOLOGICA DAS ATIVIDADES:
2017/2018
- 1º Meeting – 6 a 13 de novembro de 2017 – (Kartal, Istambul / Turquia) - 2 professores
- 1ª Atividades de Aprendizagem – 10 a 16 de dezembro de 2017 – (Finlândia) - 4 alunos e 2 professores
- 2ª Atividades de Aprendizagem – 19 a 23 de fevereiro de 2018 – (Portugal)
- 2º Meeting – 9 a 12 de abril de 2018 – (Polónia) - 2 professores
2018/2019
- 3ª Atividade de Aprendizagem – 14 a 20 de outubro de 2018 – (Espanha) - 4 alunos e 2 professores
- 3º Meeting – 12 a 16 de novembro de 2018 – (Portugal)
- 4ª Atividade de Aprendizagem – 1 a 5 de abril de 2019 – (Itália) - 4 alunos e 2 professores
- 4º Meeting – 6 a 8 de maio de 2019 – (Espanha) - 2 professores
A duração das ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM é de 7 dias cada (datas podem ser ajustadas)
___________________________
KA2 - “TECHNOLOGY FOR ALL”
The purpose of this Project consists in helping the students to think analytically by exploring their own capacities, to support them in their work, to make them creative and enterprising individuals, through the combination of the development of technology and education. Using robotics in the project allows the improvement of the thinking skills and those of experimental character, the development of abstract thoughts and the improvement of the students’ creativity.
With this project, the students will have the opportunity to acquire new skills and share their knowledge related to technology, organize activities in their school and for the students of the other countries, participate in workshops about robotics, which will be prepared by the several partners of the project. The activities will be developed in team work, with the participation of several school subjects, respecting the different cultures and the European values. From sharing experience of success and work in groups of different countries and cultures, we expect to get innovative and creative final products, as well as enrich the students’ knowledge and skills in the robotics area.
The students of each country will create a logo to identify the project, and the best one will be chosen in the first visit (Finland). This logo will be in every official document of the project. Each partner school will prepare the students will suitable robotics equipment in order to develop the scheduled activities. During the mobilities, the students will participate in workshops of Arduíno, STEM, robotics, coding and 3D models in team work with students from the different countries. The products will be shown to the students and to the school community, in national and international fairs.
All the partners of the project wil share their products and evidence of the activities in a Website, so that the students can exhibit the products they create and release new products in common workshops during the mobilities. A Facebook page will also be created in order to publicize the activities, workshops and fairs developed during the project. |

Our Project is based on the eight competences recommended by the European Parliament and the Council. These competences provide added VALUE for the labour market, social cohesion and active citizenship by offering flexibility and adaptability, satisfaction and motivation because they should be acquired by everyone, this recommendation proposes a reference tool for European Union countries to ensure that these key competences are fully integrated in their strategies and particularly in the context of lifelong learning. Recommendation 2006/962/EC of the European Parliament and of the Council of 18th December 2006 on key competences for lifelong learning [Official Journal L 394 of 30.12.2006].The Reference Framework sets out eight key competences:
1) Communication in the mother tongue; 2) Communication in foreign languages; 3) Mathematical competence and basic competences in science and technology; 4) Digital competence; 5) Learning to learn; 6) Social and civic competences; 7) Sense of initiative and entrepreneurship; 8) Cultural awareness and expression.

There are a number of themes that are applied throughout the Reference Framework: critical thinking, creativity, initiative, problem solving, risk assessment, decision taking, and constructive management of feelings play a role in all eight key competences. In our project we used VALUES and we integrated them in our school curriculum, a group of contents that deal with human values, attitudes and social rules which are implicitly present in schools, both in teaching and learning. We, as teachers, must insist on the fact that moral and civic education, education for peace, for health, for equality of opportunities among the sexes, environmental education, among others must be present in everyday teaching practice, for our students to be better citizens and make a better world. The Universal Declaration states that all human beings are endowed with dignity, rights, reason and conscience, and should act towards one another in a spirit of brotherhood. When students leave school, they should have qualities of self-confidence, optimism, high self-esteem, and a commitment to personal excellence as a basis for their potential life roles as a family and community, and they also should have the capacity to exercise judgement and responsibility in matters of morality, ethics and social justice, and the capacity to make sense of their world and to accept responsibility for their own actions. Parents and families are the primary source of values education for their children but they expect support from schools in this aspect. Values education is an essential part of effective schooling.
In our project we, as teachers, should incorporate Values into our school policies and teaching programs across the key learning areas.
Our project worked 9 values, one every month. These are the most important values we can work together: October - Respect: Treat others with consideration and regard, respect another person´s point of view (empathy). No bullying.
November - Freedom: Enjoy all the children rights (November 20th) and privilege of a European citizen and stand up for the rights of others. December- Solidarity: Care for self and others, to help people who are in need, to support each other in hard moments. We and our students helped poor people with a food campaign for Christmas.
January - Responsibility: resolve differences in constructive and non-violent and peaceful ways (December 31th School day of Peace and Non Violence), contribute to school, society and to civic life, take care of the environment. February- Tolerance and Inclusion: Be aware of others and their cultures, accept diversity within a democratic society, being included and include others.
March - Sharing: To share good moments, ideas, goods, projects and knowledge.
April- Participation: sharing something with others, making decisions and work in cooperative groups. We celebrated The Popular Games Day. The idea was to learn popular games from our partners and play together.
May – Commitment: Be more active, promise yourself to improve and be better at school, at home and in your community. Our students must promise to work hard because final exams are coming. Besides, we celebrated Europe Day on 9th of May which is the occasion for activities and festivities that bring Europe closer to its citizens and the people of the Union closer to one another.
June- Honesty and Trustworthiness: Be Honest, sincere and seek the truth. The final aim of this project is make all schools apply their values education priorities to their overall curriculum provision and their procedures and rules.
School should use values education to build student social skills. This includes addressing issues such as behavior management and discipline, violence and bullying and other risk behavior, improved relationship and students´ personal achievement.
You can learn more and follow the project activities at: https://www.facebook.com/erasmusmaisecbeva https://twinspace.etwinning.net/15450/home
|
ECO-FRIENDLY ROBOTICS FOR A FUTURE GREEN WORLD |

KA229 - ECO-FRIENDLY ROBOTICS FOR A FUTURE GREEN WORLD - Coordenadores
A tecnologia está a progredir maciçamente, especialmente no campo da robótica. Atualmente, os robôs fazem as gestões de várias tarefas monótonas. No futuro, eles poderão assumir papéis em muitos tipos diferentes de indústrias. À medida que a robótica começa a desempenhar um papel maior em todo o mundo e dentro de nossas próprias vidas, precisamos de considerar o impacto ambiental. Os problemas ambientais estão entre os principais problemas que preocupam o mundo inteiro. Infelizmente, muitos dos trabalhos das diferentes instituições sobre esta questão são apenas sobre a consciencialização.
OBJETIVO principal
A ideia principal deste projeto é a inclusão de alunos através de questões ambientais desafiadoras e impulsionando robôs através da estratégia UE 2020. As alterações climáticas e a energia são um tema fulcral do objetivo da Estratégia UE 2020:
- Emissões de gases com efeito de estufa 20% inferiores aos níveis de 1990.
- 20% da energia proveniente de energias renováveis.
- 20% de aumento da eficiência energética.
OBJETIVOS gerais:
1 - Chamar a atenção para os desafios ambientais globais, as alterações climáticas e as energias renováveis através da robótica.
2 - Informar os alunos sobre energias renováveis através da Estratégia UE 2020;
3 - Avançar com ideias criativas para fazer algo novo na atmosfera, oceano, casas, escolas, estradas, meio ambiente, ...
4 - Encontrar uma maneira de resolver um problema ambiental, ou superar um desafio via robótica educacional, através da integração no currículo escolar.
As atividades de robótica são flexíveis e adaptáveis às necessidades de populações estudantis específicas. O LEGO e o VEX Robotics tornaram-se populares entre os alunos do ensino básico e secundário. Os professores estão a ficar interessados em trazer para as aulas metodologias orientadas pela tecnologia e pelas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática).
Somos seis países: Portugal, Turquia, Grécia, Estónia, Polónia e Letónia, que são experientes em Robótica e em Projetos Ambientais e que pretendem encontrar soluções criativas para problemas ambientais de países parceiros via robótica (EV3, VEX, Mbot, ...). Portugal vai trabalhar nos desafios do Oceano, a Turquia vai trabalhar nos desafios das Casas, a Estónia vai trabalhar nos desafios das Estradas, a Polónia vai trabalhar nos desafios da atmosfera, a Letónia vai trabalhar nos desafios das Escolas e a Grécia vai trabalhar nos desafios da Natureza.
METODOLOGIA
A principal metodologia de atividade é o método baseado em projeto. Vamos concentrar-nos em problemas ambientais, usando a Robótica, que prepara os alunos para o sucesso académico, pessoal e profissional, e para enfrentar os desafios do mundo que herdarão. Discutiremos os problemas e soluções ambientais dos nossos parceiros nos seus países e contribuiremos para o desenvolvimento de soluções criativas.
RESULTADOS
No final do projeto, o problema ambiental de cada país será abordado através de Robótica Ecologicamente Sustentável. A integração da ECO-Robótica nos currículos será estabelecida graças a atividades e resultados baseados em projetos:
- Catálogo Eletrónico;
- Relatório Público e Local Público;
- “ECOClub”, “ROBOLAB” em cada escola;
- Folhetos / Cartazes / Banners / Logo;
- Site do Projecto / Canal Youtube / Página Facebook;
- Resultados académicos STEM dos estudantes na linha EU 2020 (4% no 1º ano, 7% no 2º ano);
- Aumento da taxa dos projetos GREEN;
- eTwinning
IMPACTO
É esperado que os participantes se tornem mais ativos e competentes em projetos ecológicos e ambientais. Este projeto será uma revolução na Educação, através da integração de ECO-Robôs nos currículos. Essa revolução "ECO-ROBOTS" será um passo para integrar os robôs na natureza. Vamos cooperar para a inovação e para o intercâmbio de boas práticas, que serão uma fonte de inspiração para novas soluções para os problemas ambientais. A longo prazo, para as nossas escolas, este projeto contribuirá para:
- Aumento da taxa de utilização dos robôs ecológicos nos currículos escolares;
- Aumentar a consciencialização sobre questões ambientais e impulsionar os robôs “verdes”;
- Integrar a robótica educacional através do ensino de temas ecológicos e ambientais em todas as palestras;
- Aumentar os projetos sobre o tema dos desafios ambientais globais e mudanças climáticas;
- Criar clubes escolares ecologicamente corretos.
Escolas envolvidas e Atividades de Aprendizagem (4 alunos + 2 acompanhantes)
- Externato Cooperativo Benedita (Portugal): novembro 2019
- Kabazli Sehit Ismail Yavuz Ortaokulu (Turquia): fevereiro 2020
- Kuressaare Gümnaasium (Estónia): maio 2020
- Zespol Szkolno-Przedszkolny (Polónia): outubro 2020
- Austrumlatvijas Tehnologiju vidusskola (Letónia): janeiro 2021
- Gymnasium Lefkimmis (Grécia): maio
Por um lado, o desporto tem o poder de melhorar a saúde dos jovens e, por outro, fortalecer e aumentar a inclusão, a amizade e a tolerância entre as pessoas.
Assumindo essa suposição S.O.S. visa incentivar a participação dos jovens no desporto, a fim de melhorar sua saúde e também uni-los, a fim de evitar episódios de bullying e abandono escolar.
De facto, o projeto pertence à seguinte categoria: Apoiar a participação no desporto e na atividade física. “Incentivar a participação no desporto e na atividade física, especialmente apoiando a implementação da Recomendação do Conselho sobre atividades físicas para melhorar a saúde e alinhando-se às Diretrizes da UE para atividades físicas”.
O valor agregado deste projeto será a elaboração e implementação de um novo método de ensino da educação física, que será inovador tanto do ponto de vista estritamente físico, como também ético. De facto, os dois elementos trabalharão juntos em direção a um objetivo maior: tornar a atividade física inclusiva e aberta.
Como resultado, os alunos melhorarão suas habilidades físicas e também éticas. A ideia de incluir lições de jogo limpo e integridade no desporto deriva da ideia de que os alunos traduzirão os que aprendem também na vida social, evitando o bullying e fortalecendo o relacionamento.
É por isso que o candidato será o (Sport University Center) de Pádua - Itália, onde o método será planeado e os treinos serão realizados.

KA229 - ECO-FRIENDLY ROBOTICS FOR A FUTURE GREEN WORLD - Coordinators
Technology is progressing massively, especially in the robotics field. Today, robots perform various monotonous tasks. In the future, they may assume roles in many different types of industries. As robotics begins to play a larger role worldwide and in our own lives, we need to consider the environmental impact. Environmental problems are among the main problems of concern worldwide. Unfortunately, much of the work of different institutions on this issue is just about awareness.
MAIN OBJECTIVE:
The main idea of this project is to include students through challenging environmental issues and driving robots through the EU 2020 strategy. Climate change and energy are a central theme of the EU 2020 strategy objective:
- Greenhouse gas emissions 20% below 1990 levels
- 20% of energy from renewable energy
- 20% increase in energy efficiency
GENERAL OBJECTIVES:
1- Draw attention to global environmental challenges, climate change and renewable energy through robotics;
2- Inform students about renewable energy through the EU 2020 strategy;
3- Present creative ideas for doing something new in the atmosphere, ocean, homes, schools, roads, environment, ...
4- Find a way to solve an environmental problem, or overcome a challenge via educational robotics, through integration into the school curriculum.
Robotics activities are flexible and adaptable to the needs of specific student populations. LEGO and VEX Robotics have become popular with primary and secondary students. Teachers are becoming interested in bringing technology-driven and STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) methodologies to class.
We are six countries: Portugal, Turkey, Greece, Estonia, Poland and Latvia; we are experienced in Robotics and Environmental Projects and we aim to find creative solutions to partner countries’ environmental problems via robotics. Portugal will work on the challenges of the Ocean, Turkey on the challenges of Houses, Estonia on the challenges of Roads, Poland on the challenges of Atmosphere, Latvia on the challenges of Schools and Greece on the challenges of Nature.
METHODOLOGY
The main activity methodology is the project based method. Using robotics, we will focus on environmental issues, preparing students for academic, personal and professional success, and to face the challenges of the world they will inherit. We will discuss the environmental problems and solutions of our partners in their countries and contribute to the development of creative solutions.
RESULTS
At the end of the project, each country's environmental problem will be addressed through Eco-Sustainable Robotics. The integration of ECO-Robotics into curricula will be established through project-based activities and results:
- Electronic Catalog;
- Public Report and Public Place;
- “ECOClub”, “ROBOLAB” in each school;
- Flyers / Posters / Banners / Logo;
- Project Website / Youtube Channel / Facebook Page;
- STEM academic results of EU 2020 students (4% in 1st year, 7% in 2nd year)
- GREEN project rate increase;
- eTwinning
IMPACT
Participants are expected to become more active and competent in ecological and environmental projects. This project will be a revolution in education by integrating ECO-Robots into curricula. This "ECO-ROBOTS" revolution will be a step towards integrating robots into nature. We will cooperate for innovation and the exchange of good practices, which will be a source of inspiration for new solutions to environmental problems. LONG TERM, for our schools, this project will contribute to:
- Increased use of green robots in school curricula;
- Raise awareness of environmental issues and boost green robots;
- Integrate educational robotics by teaching ecological and environmental topics in all lectures;
- Increase projects on global environmental challenges and climate change;
- Create environmentally friendly school clubs.
INVOLVED SCHOOLS AND LEARNING ACTIVITIES (4 students + 2 teachers)
- ECB (Portugal): November 2019
- KABAZLI SEHIT ISMAIL YAVUZ ORTAOKULU (Turkey): February 2020
- Kuressaare Gümnaasium (Estonia): May 2020
- Zespol Szkolno-Przedszkolny (Poland): October 2020
- Austrumlatvijas Tehnologiju vidusskola (Latvia): January 2021 |
|