logo instagram  facebook

SPORT OPENS SCHOOL (SOS)

Programa ERASMUS + Desporto, Parceria Colaborativa

 

logo erasmus sos

(ERASMUS + Sport Programme, Collaborative Partnership)

Sport Opens School (SOS)

Project No. 603266-EP-1-2018-1-IT-SPO-SCP

2018 – 2020

https://sos.iperstudio.net/

 

logo portugues

Por um lado, o desporto tem o poder de melhorar a saúde dos jovens e, por outro, fortalecer e aumentar a inclusão, a amizade e a tolerância entre as pessoas.

Assumindo essa suposição S.O.S. visa incentivar a participação dos jovens no desporto, a fim de melhorar sua saúde e também uni-los, a fim de evitar episódios de bullying e abandono escolar.

De facto, o projeto pertence à seguinte categoria: Apoiar a participação no desporto e na atividade física. “Incentivar a participação no desporto e na atividade física, especialmente apoiando a implementação da Recomendação do Conselho sobre atividades físicas para melhorar a saúde e alinhando-se às Diretrizes da UE para atividades físicas”.

O valor agregado deste projeto será a elaboração e implementação de um novo método de ensino da educação física, que será inovador tanto do ponto de vista estritamente físico, como também ético. De facto, os dois elementos trabalharão juntos em direção a um objetivo maior: tornar a atividade física inclusiva e aberta.

Como resultado, os alunos melhorarão suas habilidades físicas e também éticas. A ideia de incluir lições de jogo limpo e integridade no desporto deriva da ideia de que os alunos traduzirão os que aprendem também na vida social, evitando o bullying e fortalecendo o relacionamento.

É por isso que o candidato será o (Sport University Center) de Pádua - Itália, onde o método será planeado e os treinos serão realizados.

 

logo ingles

Sport has the power on the one hand to better youth health and on the other hand to strengthen and enhance inclusiveness, friendship and tolerance among people. 

Laying on this assumption S.O.S. aims at encouraging youth participation in sport in order to improve their health and also bound them together in order to avoid episodes of bullying and school drop-out. 

Indeed, the project belongs to the following category: Supporting participation in sport and physical activity. “Encourage participation in sport and physical activity, especially by supporting the implementation of the Council Recommendation on health-enhancing physical activity and being in line with the EU Physical Activity Guidelines”.

The added value of this project will be drafting and implementing a new method of teaching physical education in high school that will be innovative both on the strictly physical point of view but also on the ethical one. Indeed, the two elements will work together towards a higher goal: making physical activity inclusive and open.

As a result, students will improve their physical skills and also the ethical one. The idea of including lessons of fair play and integrity in sport stems from the idea that students will translate those teaching also in social life, avoiding bullying and strengthening their relationship.  

That is why the applicant will be the (Sport University Centre) of Padova – Italy, where the method will be designed and the trainings will take place.

 

logo portugues

Principais Objetivos (Main objectives):

Criar um módulo de ensino de educação física (EF) no ensino médio que seja mais envolvente e considere a importância da atividade física (melhoria da saúde), ética no desporto (jogo limpo, integridade, luta contra o bullying) e habilidades para a vida;

2. Desenvolver habilidades de vida e empregabilidade nos jovens através do desporto;

3. Treinar professores de Educação Física para que eles possam implementar este módulo de ensino e também participar de seu desenvolvimento, com a possibilidade de sugerir melhorias no trabalho;

4. Medir sua eficácia, relação custo-benefício e possibilidade de ser transportável e aplicável em qualquer escola secundária da Europa (incluindo escolas não desportivas);

5. Reposicione a relevância do ensino de EF. O objetivo será melhorar a perceção sobre a importância do ensino da atividade física em escolas secundárias que não são escolas desportivas.

 

logo ingles

1. Create a physical education (PE) teaching module in high school which is more engaging and considers the importance of physical activity (health enhancing), sports ethics (fair play, integrity, fight against bullying), and life skills;

2. Develop life and employability skills in young people through sport;

3. Train PE teachers so that they can implement this teaching module and also take part in its development with the possibility to suggest amendments on the job;

4. Measure its efficacy, cost-effectiveness and possibility to be transportable and applicable in any high school of Europe (including non-sport high schools);

5. Reposition the relevance of PE teaching. The scope will be to improve the perception on the importance of physical activity teaching in high schools which are not sport high schools.

 


PARCEIROS (PARTNERS)

Centro Universitario Sportivo di Padova (CUS Padova) - Coordinator

Comitato Olimpico Nazionale Italiano (CONI)

Inspectoratul Școlar Județean Bacău (ISJ Bacau)

Instituto N.ª Sra. da Encarnação - Cooperativa de Ensino (ECB)

Istituto di Istruzione Superiore ‘Newton-Pertini’ (IIS Newton-Pertini)

Budapest VI. Kerületi Kölcsey Ferenc Gimnázium (KFG)

European Athlete as Student Network (EAS)

 
SER IGUAL NA UE

 

KA1 - Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem

Mobilidade de formandos e pessoal de formação profissional

 

Nome do Projeto: Ser Igual na União Europeia

Projeto: 2019-1-PT01-KA102-060206

Data: 2019 a 2021

 

O projeto “Ser Igual na UE” decorrerá entre setembro de 2019 e agosto de 2021, enquadrado no PEE, como uma das atividades estratégicas de operacionalização da internacionalização definida no PDE da Escola.

Com este projeto pretendemos envolver jovens em formação, jovens recém-graduados e staff, com a finalidade de aumentar o capital humano através do contacto com outras realidades sociais e profissionais europeias. Nomeadamente, melhorar o nível de competências e aptidões para o mercado de trabalho europeu; promover a aprendizagem de uma nova língua; aumentar a autoestima e o gosto pela aprendizagem ao longo da vida, promovendo a crítica, a reflexão e o empreendedorismo, fundamentais numa sociedade que está em constante mudança, evitando também o abandono escolar prematuro e promovendo a inclusão.

O projeto será desenvolvido em Barcelona, Espanha (ano letivo 19/20) e em Riga, Letónia (ano letivo 20/21).

Os participantes nas mobilidades são:

·         Recém-graduados, Erasmus + Pro (alunos que terminaram o cursos profissional no ECB) - 8 mobilidades durante 92 dias;

·         Reunião preparatória Erasmus + Pro (elementos da equipa de Erasmus + ECB) - 2 mobilidades durante 5 dias;

·         Formandos (alunos dos cursos profissionais que frequentam o 12º ano) - 30 mobilidades durante 32 dias;

·         Formandos abrangidos pelo decreto-lei 54/2018 (alunos que frequentam o 12º ano dos cursos profissionais) - 6 mobilidades durante 15 dias;

·         Staff - 10 mobilidades durante 7 dias.

Relativamente aos formandos e recém-graduados são alunos que frequentam os Cursos Profissionais de Vendas, de Mecatrónica, de Gestão Programação de Sistemas Informáticos de Multimédia, de Informática de Gestão e de Desporto.

O grupo participante staff será composto por 10 docentes com cargos de direção e coordenação pedagógica, docentes dos Cursos Profissionais, docentes da componente técnica e acompanhantes em FCT.

O projeto inclui atividades a realizar antes da mobilidade que englobam a preparação pedagógica, cultural, social e linguística, a efetuar pela entidade de envio. Durante a mobilidade incluem-se visitas culturais; visitas técnicas; estágio (formandos). Para o staff, além de visitas culturais, haverá visitas técnicas a escolas/centros de formação, visitas a empresas e workshops sobre metodologias e praticas pedagógicas inovadoras.

A disseminação terá o objetivo de partilhar, semear e divulgar os principais resultados - tangíveis e intangíveis - do projeto e sensibilizar outras entidades e pessoas para a importância destes e de outros projetos internacionais. Irá ser feita em vários momentos, em vários formatos e materiais, adaptados a diferentes públicos-alvo (alunos, país, professores, parceiros locais e meio envolvente). Através da disseminação dos resultados obtidos, o projeto contribuirá também para que os participantes e a comunidade envolvente se sintam parte integrante da comunidade europeia, que se quer cada vez mais coesa e unida.

A avaliação será realizada por todos os intervenientes, durante todo o processo. Será efetuada uma avaliação de reação, de aprendizagem e de impacto, com recurso a diferentes instrumentos. O ECB e as entidades parceiras farão uma avaliação através dos contactos que vão estabelecendo via email ou por telefone. No final, todos os participantes elaborarão um relatório descritivo do projeto. Assim, a concretização deste projeto possibilita a valorização de todos os participantes e da instituição através da acomodação e assimilação de novas competências e a capacidade de as potencializar e aplicar na prática futuramente. Espera-se aumentar as competências dos formandos preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho europeu; contribuir para melhorar o know-how do nosso staff; aquisição e compreensão de novas metodologias e instrumentos de trabalho, de ensino e aprendizagem, bem como proporcionar o conhecimento do funcionamento de outras instituições/empresas, partilhando esta informação com os restantes professores e empresas locais. Estes resultados serão posteriormente disseminados em novos contextos de trabalho.

É também esperado, quer a nível local, regional e nacional, a valorização e reconhecimento do ECB como espaço privilegiado para o processo ensino-aprendizagem, onde a internacionalização surge como processo de oportunidade e inclusão, nomeadamente para os carenciados e desfavorecidos. A nível internacional, apresenta vantagens na cooperação e troca de boas práticas entre diferentes instituições, fomentando laços de intercâmbio que potenciem futuros projetos de mobilidade.

 
Erasmus+ | Sport Programme, Collaborative Partnership

Sport Opens School (SOS)

sos2.png

Realizou-se nos dias 25 e 26 de setembro de 2019 a 3ª reunião transnacional do projeto Sport Opens School em Bacau na Roménia.

A reunião tinha como objetivos analisar e discutir a evolução do projeto, discutir assuntos sobre a organização do modulo de ensino-aprendizagem de Educação Física a implementar nas Escolas; definir a calendarização das próximas atividades do projeto; discutir questões relacionadas com o budget do projeto; e conhecer e visitar os estabelecimentos de ensino na Roménia. 

Durante estes dias os elementos envolvidos na reunião tiveram também oportunidade de participar na Conferência Internacional "SPORTS IN EUROPEAN EDUCATION”. visitar: ISJ of Bacău - LPS, Piscina Olimpica de Bacau; Faculdade de Ciências e Movimento Humano, Desporto e Saúde e observar treinos das equipas de futebol, andebol e de natação da Escola.

 
Erasmus + Pro Em Barcelona | 1ª Crónica

barcelona_3_cronica_1.pngO Externato Cooperativo da Benedita deu início a mais um projeto Erasmus +, mas este projeto é diferente dos restantes, pois é a primeira vez que formandos se deslocam para um estágio pós fim de curso por tanto tempo (3 meses), com o objetivo de melhorar as suas competências profissionais, sociais e culturais. O projeto “Be equal in EU", caso seja bem-sucedido vai dar mais oportunidades aos alunos dos Cursos Profissionais do Externato.

 

Ler mais...
 
Erasmus + Pro Em Barcelona | 2ª Crónica

Disseminação dos Estágios Erasmus + Pro em Barcelona | Locais de estágio

 barcelona_2_cronica_1.png

O Externato Cooperativo da Benedita tem três seus ex-alunos a estagiar em Barcelona ao abrigo do projeto Erasmus +  “Be equal in EU".

Leia aqui os seus  testemunhos.

Ler mais...
 
CALENDÁRIO | ERASMUS+

Ser Igual na UE
Erasmus + Pro em Barcelona, Espanha – 22 de setembro a 22 de janeiro de 2019 (a decorrer)
Erasmus + VET em Barcelona, Espanha – 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2020
Erasmus + VET –DL 54/2018 em Barcelona, Espanha – 22 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020
Erasmus + Staff em Formação em Barcelona, Espanha – 16 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2020

Erasmus + Prof. Acompanhantes em Barcelona, Espanha - 22 de janeiro a 28 de janeiro de 2020 e 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020

ECO Friendly Robotics
1ª Atividade de Aprendizagem em Benedita, Portugal – 11 a 15 de novembro de 2019 (já realizado)
2ª Atividade de Aprendizagem em Salihli, Manisa, Turquia – 3 a 7 de fevereiro de 2020
3ª Atividade de Aprendizagem em Kuressaare, Estónia – 18 a 22 de maio de 2020

Sports Opens School (SOS)
2ª Reunião Transnacional em Bacau, Roménia – 25 e 26 de setembro de 2019 (já realizado)
3ª Reunião Transnacional em Podova, Itália – 3 a 6 de dezembro de 2019 (já realizado)
4ª reunião Transnacional em Benedita, Portugal – 28 e 29 de maio de 2020

 
ERASMUS+

logo erasmus

 

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) desde 2015 participa em projetos Erasmus+:

- Ação Chave 1 - Mobilidade individual para fins de aprendizagem através de alunos e membros do pessoal do ensino e formação profissionais.

- Ação Chave 2 - Inovação e boas práticas através das parcerias estratégicas entre escolas.

- Ações no Domínio do Desporto - Parcerias de colaboração entre instituições.

 


Ação Chave 1 - Mobilidade individual para fins de aprendizagem:

 

O primeiro projeto chamava-se "Vive, Aprende e Trabalha na UE" e realizou de 2017 a 2019. Este projeto permitiu, ao ECB, colocar alunos dos cursos profissionais a estagiar em empresas de Barcelona (Espanha) e de Bréscia (Itália). Possibilitando também a formação profissional de elementos do corpo docente e não docente nos mesmos países.

O segundo projeto intitulava-se “Ser Igual na UE" (2019-2021) e possibilitou que alunos realizassem estágios profissionais de curta duração, recém-graduados realizassem estágios de longa duração e que pessoal docente e não docente realizasse formação profissional, em Barcelona (Espanha).

O terceiro projeto denominava-se “Ser o que queres ser na UE”, teve a duração de 18 meses, iniciou-se em setembro de 2021 e termina em fevereiro de 2023. Permitiu a realização de estágios de curta duração para alunos finalistas e de job-shadowing para professores na Corunha. Permitiu, também, estágios de longa duração para recém-graduados e de cursos de formação para professores em Barcelona.

Atualmente o ECB possui Acreditação Erasmus no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino e Formação Profissional. Esta acreditação é válida de 1 de fevereiro de 2022 e 31 de dezembro de 2027, e permitirá à escola continuar a proporcionar estágios no estrangeiro aos alunos finalistas (short-term learning) e recém-graduados (long-term) dos cursos profissionais e formação (job-shadowing e cursos de formação) aos professores destes cursos.

O último financiamento aprovado, já no âmbito da acreditação, vai possibilitar o mesmo tipo de atividades que o último projeto e todas as atividades serão realizadas na Corunha.

 


Ação Chave 2 - Inovação e Boas Práticas

 

Com o objetivo de desenvolver práticas inovadoras, promover a cooperação e o intercâmbio de experiências entre escolas, o ECB tem vindo a participar em vários projetos:

- European Values & Attitudes (EVA) | 2015 a 2017

Neste projeto foram explorados os valores e as atitudes europeias.

Com este projeto obteve o Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2017.

- Math ICT | 2017 a 2019

Durante o projeto foram desenvolvidas atividades que permitiram relacionar a matemática e as tecnologias, sobretudo através do uso da robótica.

- Technology for All (T4A) | 2017 a 2019

O projeto permitiu às escolas parceiras trocarem experiências em termos da utilização da robótica no processo de ensino-aprendizagem.

- ECO-Friendly Robotics for a Future Green World | 2019-2022

A ideia principal deste projeto foi resolver ou minorar problemas ambientais através de soluções contruídas através do uso da robótica.

Foi a primeira experiência enquanto escola coordenadora.

- GEOCAD – Design Geometry with Computer Aid | 2020-2023

Neste projeto pretende-se desenvolver nos alunos competências e conhecimentos da área da Geometria. Serão utilizados os teoremas de Euclides para desenhar figuras geométricas em 3D que serão digitalizados através de uma ferramenta CAD, de forma a serem preparados para serem impressos numa impressora 3D ou numa CNC.

- Digital Qualifications in Digital Transformation - Industry 4.0 | 2020-2022

O objetivo principal deste projeto foi a partilha de conhecimentos, de competências, de materiais para contornar a falta de recursos para ensinar as disciplinas técnicas como a Eletrónica, a Eletricidade, a Pneumática, a Mecatrónica e a Robótica.

 


Ações no Domínio do Desporto

 

- Sport Opens School | 2018-2020

Projeto que pretendeu a elaboração e implementação de um novo e inovador método de ensino da educação física, tanto do ponto de vista físico, como também ético.

 
Anterior1234567Seguinte