logo instagram  facebook

O ECB é finalista da European Code League

codeleague_logo_robocode.png

Uma equipa de alunos do ECB é finalista do European Code League, com o projeto “Atmosphere Control of a House”, que foi desenvolvido no âmbito do Clube de Programação e Robótica - “Robocode Makers”.

 A European Code League é uma competição para professores e alunos, onde estes são convidados a apresentar projetos criativos e inovadores de programação no âmbito do ensino das STEM, para o ensino primário e secundário. Podem ser utilizados microcontroladores (Arduino, Raspberry Pi, Calliope mini, etc) e qualquer linguagem de programação (Snap!, Scratch, C++, etc).  Para apresentação da candidatura era necessário: preencher 2 documentos (uma de apresentação dos participantes e outro para descrição do projeto), elaborar um poster e realizar um vídeo com um máximo de 2 minutos (onde os alunos apresentavam a eles próprios e o projeto) e autorizações dos Encarregados de Educação para os direitos de imagem. De todas as submissões os júris da competição apenas selecionariam os 10 melhores projetos.

 

O projeto apresentado pelos nossos alunos foi desenvolvido no ano letivo anterior, por alunos do 11º ano do Curso Profissional Técnico em Mecatrónica, com o objetivo geral de envolver diversas disciplinas, utilizando uma metodologia de aprendizagem ativa e responsabilizando os alunos pela sua aprendizagem. Os objetivos específicos da aprendizagem foram: conhecer o funcionamento da placa Arduíno e dos sensores; estudar a posição dos diversos componentes do circuito eletrónico, de acordo com as características e objetivos do projeto; conhecer a linguagem de programação necessária para receber informações, controlar e executar ações através do uso de sensores. Estes alunos tiveram a colaboração de um aluno do 11º ano do Curso Profissional de Multimédia, que ficou responsável pela elaboração do poster e pela captura e edição do vídeo.

O evento final será realizado no dia 28 de maio de 2021, de forma virtual. Antes do evento final, o júri entrevistará a equipa para ficar com uma melhor ideia do projeto e esclarecer algumas questões que surgiram durante a avaliação. Esta entrevista será realizada em meados de abril.

Para saber mais: European Code League

Pin It
 

 LOGO POCH

logo inovar consulta pequeno    LOGO OFFICE 365 pequeno    logo calendario    logo sige pequeno