Programa ERASMUS + Desporto, Parceria Colaborativa

Programa ERASMUS + Desporto, Parceria Colaborativa

 

logo erasmus sos

(ERASMUS + Sport Programme, Collaborative Partnership)

Sport Opens School (SOS)

Project No. 603266-EP-1-2018-1-IT-SPO-SCP

2018 – 2020

https://sos.iperstudio.net/

 

logo portugues

Por um lado, o desporto tem o poder de melhorar a saúde dos jovens e, por outro, fortalecer e aumentar a inclusão, a amizade e a tolerância entre as pessoas.

Assumindo essa suposição S.O.S. visa incentivar a participação dos jovens no desporto, a fim de melhorar sua saúde e também uni-los, a fim de evitar episódios de bullying e abandono escolar.

De facto, o projeto pertence à seguinte categoria: Apoiar a participação no desporto e na atividade física. “Incentivar a participação no desporto e na atividade física, especialmente apoiando a implementação da Recomendação do Conselho sobre atividades físicas para melhorar a saúde e alinhando-se às Diretrizes da UE para atividades físicas”.

O valor agregado deste projeto será a elaboração e implementação de um novo método de ensino da educação física, que será inovador tanto do ponto de vista estritamente físico, como também ético. De facto, os dois elementos trabalharão juntos em direção a um objetivo maior: tornar a atividade física inclusiva e aberta.

Como resultado, os alunos melhorarão suas habilidades físicas e também éticas. A ideia de incluir lições de jogo limpo e integridade no desporto deriva da ideia de que os alunos traduzirão os que aprendem também na vida social, evitando o bullying e fortalecendo o relacionamento.

É por isso que o candidato será o (Sport University Center) de Pádua – Itália, onde o método será planeado e os treinos serão realizados.

 

logo ingles

Sport has the power on the one hand to better youth health and on the other hand to strengthen and enhance inclusiveness, friendship and tolerance among people. 

Laying on this assumption S.O.S. aims at encouraging youth participation in sport in order to improve their health and also bound them together in order to avoid episodes of bullying and school drop-out. 

Indeed, the project belongs to the following category: Supporting participation in sport and physical activity. “Encourage participation in sport and physical activity, especially by supporting the implementation of the Council Recommendation on health-enhancing physical activity and being in line with the EU Physical Activity Guidelines”.

The added value of this project will be drafting and implementing a new method of teaching physical education in high school that will be innovative both on the strictly physical point of view but also on the ethical one. Indeed, the two elements will work together towards a higher goal: making physical activity inclusive and open.

As a result, students will improve their physical skills and also the ethical one. The idea of including lessons of fair play and integrity in sport stems from the idea that students will translate those teaching also in social life, avoiding bullying and strengthening their relationship.  

That is why the applicant will be the (Sport University Centre) of Padova – Italy, where the method will be designed and the trainings will take place.

 

logo portugues

Principais Objetivos (Main objectives):

Criar um módulo de ensino de educação física (EF) no ensino médio que seja mais envolvente e considere a importância da atividade física (melhoria da saúde), ética no desporto (jogo limpo, integridade, luta contra o bullying) e habilidades para a vida;

2. Desenvolver habilidades de vida e empregabilidade nos jovens através do desporto;

3. Treinar professores de Educação Física para que eles possam implementar este módulo de ensino e também participar de seu desenvolvimento, com a possibilidade de sugerir melhorias no trabalho;

4. Medir sua eficácia, relação custo-benefício e possibilidade de ser transportável e aplicável em qualquer escola secundária da Europa (incluindo escolas não desportivas);

5. Reposicione a relevância do ensino de EF. O objetivo será melhorar a perceção sobre a importância do ensino da atividade física em escolas secundárias que não são escolas desportivas.

 

logo ingles

1. Create a physical education (PE) teaching module in high school which is more engaging and considers the importance of physical activity (health enhancing), sports ethics (fair play, integrity, fight against bullying), and life skills;

2. Develop life and employability skills in young people through sport;

3. Train PE teachers so that they can implement this teaching module and also take part in its development with the possibility to suggest amendments on the job;

4. Measure its efficacy, cost-effectiveness and possibility to be transportable and applicable in any high school of Europe (including non-sport high schools);

5. Reposition the relevance of PE teaching. The scope will be to improve the perception on the importance of physical activity teaching in high schools which are not sport high schools.

 


PARCEIROS (PARTNERS)

Centro Universitario Sportivo di Padova (CUS Padova) – Coordinator

Comitato Olimpico Nazionale Italiano (CONI)

Inspectoratul Școlar Județean Bacău (ISJ Bacau)

Instituto N.ª Sra. da Encarnação – Cooperativa de Ensino (ECB)

Istituto di Istruzione Superiore ‘Newton-Pertini’ (IIS Newton-Pertini)

Budapest VI. Kerületi Kölcsey Ferenc Gimnázium (KFG)

European Athlete as Student Network (EAS)